FUNDAÇÃO JOÃO XXIII EM MISSÃO NA GUINÉ
 
A obra missionária da Fundação João XXIII/Casa do Oeste é em primeiro lugar a promoção da solidariedade entre nós e junto do povo Guineense nas suas tabancas e instituições. É a nossa partilha para ajudar a desenvolver as pessoas na saúde, na educação/ensino escolar e na agricultura.
Assim durante este mês de março um grupo grande de voluntários da Fundação vai estar na Guiné : uns já foram e regressaram, outros acabaram de chegar lá e outros ainda hão de seguir para lá brevemente. Levam consigo objetivos distintos. Duas equipas de medicina - uma de oftalmologia (Projeto Visão) e outra de cardiologia (para preparar o apoio a crianças que vêm a Portugal para tratamentos de cardiologia. Um terceiro Grupo de Solidários vai visitar, dar apoio e acompanhar os vários projetos apoiados pela Fundação, com especial relevo para a Cooperativa Agrícola João XXIII.
 No dia um de março saiu mais um contentor com bens doados: uma Ambulância dos Bombeiros de Barcelinhos, paletes de ladrilho para a Coop. Escolar de São José, muito material hospitalar, roupa e livros e ainda medicamentos e leite para o Orfanato Bombaran, de deficientes profundos.
 
Mensagem do Pe Batalha aos missionários da solidariedade

Amigos e companheiros na solidariedade com a Guiné.
Saúde, Paz e Bem, Força na fraternidade também!
 
Na hora de partirdes como voluntários para a Guiné levai no coração este apelo do nosso hino: «Vem comigo, deixa tuas vaidades, teu egoísmo; é o desafio feito aos voluntários que Deus envia; é amor, batalha que vencemos com alegria; esta força brota da Divina Sabedoria.».
 
Pegando nas palavras do Jacinto Duarte: “para mim ir à Guiné é fazer um retiro”.
 
Então sugiro-vos umas dicas para este vosso Retiro:

1. - Tende presente o exemplo do papa Francisco que é sensível à realidade social que visitava os bairros pobres assiduamente em Buenos Aires e costumava dizer: O meu povo é pobre e eu sou deles. Sempre que podia e, agora, sempre que pode, encontra-se com os pobres e doentes, visita os frágeis e doentes… Costumava dizer aos padres: dedicai-vos aos pobres, mas não vos esqueçais de rezar. Insistia na força da Oração e no Testemunho de vida.
Sois missionários da solidariedade com o povo guineense, não com palavras, mas cristãos verdadeiramente com o testemunho. Não por obrigação, mas como quem partilha uma alegria.
2. - Jesus indica-nos a estrada e Jesus propõe-nos um estilo.
O verdadeiro culto a Deus não se exprime em atos religiosos e em lugares sagrados, mas sim o que realizamos com os irmãos antes e depois das cerimónias e fora das igrejas. O primeiro ato de culto a Deus é o amor ao próximo  e a defesa dos direitos humanos. «Quem não pratica a justiça e quem não ama o seu irmão, não é de Deus» (1 Jo 3, 10).
O papa Francisco: «Jesus não é somente um amigo. É um mestre de verdade e de vida, que revela o caminho para alcançar a felicidade…Se queremos seguir Cristo de perto, não podemos procurar uma vida cómoda e tranquila. Será uma vida empenhada, mas cheia de alegria.
3. - Saborear a vida na Guiné. Algumas sugestões:
- As refeições: Deus proporciona-te não só pão para a boca, mas alimenta-te com o pão da fraternidade dos companheiros com quem te sentas à mesa
  - Conversa e brinca com as crianças que te dão as mãos e te abraçam
- Faz a experiência de que a vida é para se viver calmamente e não para estar continuamente a olhar para o relógio
- Ouve o chilrear dos pássaros e o ru-ru das rolas. Ouve toda a sua melodia. A música e a natureza são dádivas, mas só serão se te deixares encantar por elas
- Observa a beleza das noites
- Quando estiveres a conversar com Deus, escuta o sentido das tuas palavras. Para ouvir a Deus é preciso aprender a contemplá-Lo e sentir a sua presença na nossa vida. É preciso parar e dialogar com Ele. Seguir Jesus significa ir contra a corrente, renunciando ao mal e ao egoísmo
- Para e admira o que te rodeia, porque sem contemplação a vida é uma mera existência. Observa tudo o que está à tua disposição, tudo o que Deus te oferece em cada dia.
- Cultiva e estimula o teu sentido do humor. Pode haver sempre um sorriso escondido em qualquer lugar.
- Perdoa àqueles que por qualquer razão te magoarem.
- Tenta sempre dar o melhor daquilo que tens, mesmo que te pareça pouco
- Procura encarar os problemas com desafios e novas oportunidades.
- Trabalha no sentido de encontrares soluções criativas.
- Sempre que estejas triste partilha os teus sentimentos com alguém. O que é partilhado torna-se mais fácil transportar
- Sempre que te pareça que a tua vida está virada do avesso, nunca desistas de tentar melhorá-la.
- Toma consciência de que é o teu Batismo que te dá a força e a luz que vem de Cristo, «Vinde ver! Eu estou no mar e na bolanha…Vinde ver! Sou Eu que estou convosco a caminhar…» (do nosso Hino)
Enfim, repetindo: Sois missionários da solidariedade, não com palavras, mas como testemunho de tudo o que tendes feito pela Guiné. Não por obrigação, mas como quem partilha uma alegria.
Ide em Paz para a terra da Promessa que o Senhor vai na vossa companhia!
 
Casa do Oeste, 5 de Março de 2018
 
Pe Joaquim Batalha
                       
Testemunhos:
 
Elementos de um destes Grupos de Voluntários que acaba de regressar da Guiné dão-nos o seu testemunho:

1. -Grata pela oportunidade que me deram. Estou de coração cheio por tudo o que vivi nesta última semana lá na Guiné. Uma missão onde a ajuda, a compreensão, a partilha mas acima de tudo o AMOR nos uniu nesta causa.
Um obrigada muito especial á minha querida Mena que é um ser humano lindo, ao Fiúza e a vós, Fundação João XXIII-Casa Oeste. È de louvar toda a dedicação. Só quem está no terreno pode testemunhar todo o trabalho desenvolvido e o quanto a Fundação é tão querida pelo povo da Guiné. (por Fátima Lourenço).

2. -Desde já agradecemos a oportunidade de conhecer a Guiné e conhecer o trabalho fantástico feito pela Fundação no território. É realmente de louvar o trabalho de todos os envolvidos, um trabalho feito com paixão, sem pensar em reconhecimento publico. Ninguém faz ideia da dimensão da vossa boa vontade e ajuda que dão a tantas organizações.
É fantástico ver a forma como os locais tratam os colaboradores da Fundação. São reconhecidos em qualquer parte como pessoas de bom coração, como mães e pais de muitos.
Muito, muito, obrigada por terem proporcionado ao nosso coração receber tantos ensinamentos em tão pouco tempo. Um grande abraço de gratidão. (por Sara e João Fernandes)