ENCONTRO DE CRISTÃOS DO OESTE

 É já no próximo dia 18 de março, na Casa do Oeste, que se realiza este Encontro de Cristãos do Oeste. Vem participar connosco nesta jornada de reflexão onde serão lançados novos desafios para a nossa intervenção como cristãos no meio das nossas comunidades.
Convida os teus amigos!
 
A Plataforma de Diálogo e Intervenção Social (Ação Católica do Oeste do Patriarcado de Lisboa, a Fundação João XXIII e o Núcleo de Diálogo Social) promove no dia 18 de março de 2018 uma sessão de comemoração dos 20 anos do Congresso de Cristão do Oeste, efeméride evocada no “Encontro de Cristãos do Oeste, Caminhos e Desafios” que se irá realizar, entre as 9h 30 min e as 17:00, na Casa do Oeste, em Ribamar, Lourinhã.
Em 1997 realizou-se o Congresso de Cristãos do Oeste que envolveu milhares de pessoas.
No livro de atas do Congresso, o Cardeal Patriarca D. António Ribeiro afirmava o imperativo de continuar o Congresso, identificava alguns domínios de ação e sugeria «uma nova conceção da estrutura pastoral», tendo na sua base o «dinamismo de missão e visando «um novo rosto de comunidade cristã», «mais capaz de uma presença que tenha a força de fermento evangélico». O Congresso abrangeu tudo isto, de maneira bastante desenvolvida. Relembremos os títulos das 14 conclusões: 1 - pastoral da fé; 2 - pastoral familiar; 3 - movimentos apostólicos; 4 - pastoral juvenil; 5 - leigos responsáveis por comunidades cristãs; 6 - formação permanente dos cristãos; 7 - justiça social; 8 - diálogo social no interior da Igreja; 9 - atuação cristã nos locais de trabalho e noutros meios; 10 - desenvolvimento local; 11 - apostolado do mar; 12 - ecologia e ambiente; 13 - apostolado dos tempos livres; 14 - continuação do Congresso.
Volvidos agora vinte anos, este Encontro pretende encontrar caminhos que deem respostas aos desafios colocados por estas interrogações: o que é que resta do Congresso? Qual a atualidade das suas conclusões? Quais as iniciativas recomendáveis para o futuro? Como dar vida à Carta Encíclica “Populorum Progressio”, do Papa Paulo VI sobre o desenvolvimento dos povos passados 50 anos da sua publicação? Como transpor para a vida pessoal, comunitária, social e empresarial os desafios colocados pelo Papa Francisco na sua Encíclica “Laudato Si, sobre o cuidado da casa comum”? Que caminhos podemos descobrir na nova Constituição Sinodal da Diocese de Lisboa?

PROGRAMA – 18 de março de 2018 – Casa do Oeste

09:30 - Acolhimento aos Participantes
10:00 - Abertura: Congresso de Cristãos do Oeste (1997), um Congresso Memorável?
           (moderado por Pe. Batalha)
11:00 - Pausa para Café
11:30 - Conclusões e caminhos percorridos durante estes 20 anos
           (moderado por David Gamboa)
12:30 - EUCARISTIA
13:30 - Pausa para Almoço
15:00 - Recomendações para o Futuro (moderado por Luís Nunes)
Para mais informações, contacte por favor a Plataforma de Diálogo e Intervenção Social:
 plataformaintervencaosocial@gmail.com | 91 261 56 16 | 261 422 790