ENCONTRO DE CRISTÃOS DO OESTE: CAMINHOS E DESAFIOS

RIBAMAR - 18 DE MARÇO DE 2018
LOCAL: CASA DO OESTE

Este Encontro tem como objetivo comemorar o 20º aniversário do Congresso dos Cristãos do Oeste, realizado em 1997, e é promovido pela Plataforma Diálogo e Intervenção Social, de que fazem parte a Ação Católica Rural, a Fundação João XXIII e o Núcleo de Diálogo Social.
Muitos  desafios foram lançados nesse Congresso que continuam hoje atuais e necessitam de ser reafirmados e caminhos que  é urgente serem percorridos.
CONTAMOS CONTIGO! CONVIDA OS TEUS FAMILIARES E AMIGOS!
TODOS AO ENCONTRO DOS CRISTÃOS DO OESTE!

CONGRESSO DE CRISTÃOS DE OESTE: VALEU A PENA?

Decorreu, em 1997, o Congresso de Cristãos do Oeste (CCO): nele participaram milhares de cristãos, com elevado número de oradores, em comunhão com a Hierarquia que esteve bem presente em toda a iniciativa desde o início da sua preparação. Os temas expostos e dialogados abrangeram as questões mais preocupantes e decisivas na altura; e, do diálogo, resultaram catorze conclusões e cinco moções. Aquelas repartem-se  pelos seguintes domínios: 1. Pastoral da fé; 2. Pastoral familiar; 3. Movimentos apostólicos; 4. Pastoral juvenil; 5. Leigos responsáveis por comunidades cristãs; 6. Formação permanente dos cristãos; 7. Justiça social; 8. Diálogo social no interior da Igreja; 9. Atuação cristã nos locais de trabalho e noutros meios; 10. Desenvolvimento local; 11. Apostolado do mar; 12. Ecologia e ambiente; 13. Apostolado dos tempos livres; 14. Continuação do Congresso.
Não podemos conhecer os frutos invisíveis do CCO. Mas, quanto aos visíveis, podemos afirmar que não terão sido muito abundantes: segundo parece, as paróquias em geral não lhe deram sequência e, provavelmente, a maioria dos cristãos viveu alheada dele. Para isto deverá ter contribuído o número relativamente modesto de participantes no Congresso, apesar de bastante elevado em termos absolutos, a escassa adesão das paróquias desde o início, a não inserção nos programas anuais do Patriarcado, o refluxo da vivência do Concílio Ecuménico Vaticano II e a elevada ocupação dos cristãos leigos na sua vida pessoal, profissional e intra-eclesial. No entanto, a influência do Congresso também pode ser vista olhando para o futuro; e, nesta perspetiva, ele continuará a exercer influência se os cristãos leigos do Oeste se comprometerem na transformação salvífica do mundo. Esta foi a grande  interpelação do CCO, em total sintonia com o Concílio Ecuménico Vaticano II (cf. o nº. 31 da Constituição Dogmática sobre a Igreja - Lumen Gentium).
Acácio F. Catarino (in Grito Rural)