8ª Missão Humanitária Visão Guiné
 

Realizou-se no mês de Fevereiro de 2018 mais uma missão humanitária (a 8ª) na Guiné-Bissau no âmbito do Projeto Visão Guiné.
Esta 8ª missão contou com a participação de 6 médicos oftalmologistas, três enfermeiras, uma psicóloga e um elemento de secretariado. Decorreu entre 17 de Fevereiro e 1 de Março no Hospital de Cumura.
Os participantes nesta missão são oriundos de vários pontos do país como seja Guimarães, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, ou Leiria.
Trata-se de uma cooperação destes elementos com a Fundação João XXIII/Casa do Oeste e a Missão Católica do Hospital de Cumura em Bissau.
Esta missão teve o apoio de uma associação de oftalmologistas portugueses (GER- Grupo de Estudos de Retina), da Wells e de vários laboratórios.
Como sempre, todos os apoios são canalizados para materiais cirúrgicos e medicamentos, assumindo cada um dos voluntários as suas próprias despesas.
Realizaram-se 78 cirurgias oftalmológicas prioritariamente em pessoas carenciadas que se apresentassem cegas por cataratas.
Realizaram-se ainda cerca de 1000 consultas de oftalmologia e cerca de 2000 observações de rastreio.
Nesta missão houve ainda, durante dois dias, uma incursão ao Centro Sanitário Madre M. Catarina Troiani em Nhacra, donde depois vieram pacientes para serem operados no Hospital de Cumura.

Obrigado Rufino, Dionísio, Dalila, Mónica, Vânia, Marta, Ivone, Regina, Aida, Joaquina e Joana.
Luis Gonçalves, médico oftalmologista