AS NOSSAS PROXIMAS MISSÕES NA GUINÉ

1.      Em dezembro saíram do nosso centro de recolha, armazém da família Pedroso, no Sobreiro, mais dois contentores, com destino à Guiné-Bissau, com diversos materiais, nomeadamente uma camioneta, para apoiar os vários projetos em curso nas áreas da saúde, educação e agricultura. Estes materiais foram doados por empresas, paróquias, autarquias e pessoas anónimas. Há uma grande equipa de voluntários que embora alguns nunca tenham ido à Guiné, estão cá, prontos a ajudar na recolha, triagem e carregamento dos contentores. É também importante destacar o espírito de solidariedade manifestado pelas empresas que ofereceram estes dois contentores: a Bombóleo - Sociedade Reparadora de Bombas Injectoras Lda. e o empresário Sr. Vicente, residente em Fátima, ligado à área da construção.
2.      A COAGRI, Cooperativa Agrícola João XXIII, em Quinhamel, quer ser uma Escola Agrícola para ajudar o povo daquela região de Biombo a diversificar a agricultura. A Cooperativa envolve mais de 60 famílias, que encontram ali condições para “ganhar para comer” com o seu trabalho. Tem como objectivos para 2017: criar um espaço de apoio para crianças de colo, para que as mulheres possam continuar a desenvolver a cooperativa; maior abrangência do sistema de rega e furo com sistema de painel solar. Para que este último objetivo seja alcançado é fundamental implantar a Energia Solar que permitia não só o sistema do furo mas também toda a iluminação da Granja, funcionamento dos aviários, sistema de rega e ter mais água. Apesar de já existir um furo para ir buscar água potável a cerca de 150 m de profundidade, porque as águas de superfície são salobras, esta energia vinha permitir que a cooperativa avançasse e se desenvolvesse. É um projeto que custa 7.000 €. Confiantes na colaboração de muitos, acreditamos que é possível implementar este projeto. Se queres e podes colaborar, contacta a Fundação.
3.      Dia 25 de janeiro mais um grupo dos nossos voluntários vai à Guiné-Bissau dar apoio logístico a uma instituição de solidariedade “Mães do Mundo” da Figueira da Foz- Coimbra. São estes exemplos que nos fazem sentir que a Solidariedade vive em rede. Este grupo vai também legalizar um terreno agrícola doado pelo nosso amigo e ilustre guineense já falecido, o Dr. Fernando Cá.
4.      Neste mesmo dia vai também um grupo do Projeto Visão, com médicos do Norte e Centro do País com  um total de 14 voluntários da área da oftalmologia, vão tratar e operar nos hospitais da Cumura-Bissau e Buba.
5.      A 25 de fevereiro parte um grupo de voluntários com o autocarro baptizado com o nome de Bojador, de 51 lugares, doado pela empresa de viação Mafrense (grupo Barraqueiro) da nossa região, e com carro de apoio, via terrestre, até à Guiné-Bissau. O autocarro destina-se a um Hospital-Escola de Surdos-Mudos. Quem se quiser voluntariar nesta aventura “viajar de autocarro” e viver uma experiência única na vida, entre em contacto com a Fundação.
6.      Logo de seguida, dia 2 de março parte outro grupo de voluntários, via aérea. Este grupo e os voluntários do autocarro têm como principais objetivos fazer a entrega do Bojador, visitar os projetos que a Fundação tem vindo a apoiar e participar 1ª Conferência da Comemoração dos 25 anos da Fundação João XXIII nas terras da Guiné-Bissau.
Todas estas dádivas e voluntariado são feitos incondicional e generosamente, como diz o povo, de “Alma e Coração”.
(in Grito Rural)
António Figueira