DEUS QUER SALVAR O HOMEM ATRAVÉS DO HOMEM

 Duas figuras protagonistas do Natal: Maria e José.
Deus quer salvar os homens através do homem. Entre os maiores colaboradores encontram-se Maria e José. Nem tudo foi fácil na resposta ao plano de Deus.
Pensemos em José, homem justo, que descobre a gravidez daquela que lhe estava prometida em casamento. O anjo de Deus intervém esclarecendo o acontecido: «José Filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Pensemos em Maria, em que se cumpriu o que o Senhor havia dito pelo profeta: «Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um Filho». Ela disse o seu ‘Sim’ com todas as suas consequências.


 Como estas pessoas colaboraram para a realização do plano de Deus pelo mistério da Encarnação, hoje este mesmo mistério da Encarnação pede a colaboração dos homens, a nossa colaboração, a colaboração da comunidade cristã.
Também hoje Jesus Cristo deseja nascer. Toda a Igreja e cada cristão são chamados a serem mães de Jesus.
Vejam o que diz S. Francisco sobre a maternidade dos cristãos: «Somos suas mães, se com amor e consciência pura e sincera O trazemos em nosso coração e o damos à luz por obras santas que sirvam de luminoso exemplo aos outros».
Pe Batalha, in “Farol”