OS 75 ANOS DO PADRE BATALHA

Foi em ambiente de grande alegria e convívio amigo que festejámos, no domingo passado, dia 14, os 75 anos do Pe Batalha.

A Igreja e salão paroquial de Ribamar encheram-se de amigos para celebrar a Eucaristia de Ação de Graças por uma vida toda ela dedicada ao serviço das comunidades por onde o Pe Batalha tem passado e marcado com o seu testemunho de vida e de fé e para conviver á volta de uma refeição partilhada e cantar os “Parabéns a você”.

Muitos vieram das antigas paróquias por onde o Pe Batalha passou: Nª Srª de Fátima de Lisboa,  Vila Chã de Ourique e Almoster, Merceana e Aldeia Galega, Lourinhã e naturalmente das atuais paróquias de  Santa Bárbara e Ribamar. Estiveram presentes também os amigos da Ação Católica Rural do Patriarcado (ACR e JARC) e até das dioceses do Porto e Faro bem como muitos familiares e colegas.

Também D. Manuel Clemente quis estar presente e no início da celebração tomou a palavra para saudar o Pe Batalha (Batalhamigo, como era conhecido no seminário e pelos amigos) realçando algumas marcas pastorais do Pe Batalha:1) um homem de fé, um lutador incansável e construtor de equipas pastorais, com trabalho muito empenhado nas paróquias por onde passou; 2) um homem da Ação Católica Rural e da Casa do Oeste que têm marcado nas ultimas décadas a diocese e alimentado grupos de base presentes e atuantes no meio rural, com a sua metodologia  do ver, julgar e agir (que são muitíssimo atuais e necessários nos tempos que correm); 3) e um homem com uma espiritualidade inspirada no Concilio Vaticano II e no grande Papa João XXIII.


Parabéns Pe Batalha e muito obrigado pelo seu testemunho de vida , de fé empenhada e de luta incansável por grandes causas e ao serviço das populações rurais do oeste,  à luz da mensagem evangélica.