AJUDA À GUINÉ-BISSAU
“(DES)FAZER A (IN)DIFERENÇA”
     No passado dia 18/12, as professoras Lídia Correia e Alice Rocha dirigiram-se à Casa do Oeste – Fundação João XXIII,  que desenvolve vários projetos solidários, entre eles “Solidariedade com a Guiné”, para proceder à entrega do produto angariado na campanha promovida no Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (AEJICS), “(Des)fazer a (In)diferença”.
     Desde 1990, a Fundação desenvolve ações de solidariedade com o povo da Guiné, apoiando projetos locais nas áreas da educação, da agricultura e da saúde, privilegiando os projetos de associativismo e cooperativismo local. A ação concretiza-se através da promoção de ‘Férias solidárias’ (grupos de voluntários que se deslocam à Guiné para trabalho nos projetos apoiados), recolha e envio regular de apoio financeiro, materiais escolares, equipamentos, materiais de construção civil, medicamentos, máquinas e viaturas, entre outros. Para mais informação acerca da instituição em causa, poder-se-á consultar o link que se segue – https://www.casadooeste.pt/a-fundacao/orgaos-sociais/
     No âmbito da recolha e envio de materiais escolares, o Agrupamento de Escolas de Sobral de Monte Agraço tem colaborado, desde há alguns anos, através da recolha de manuais escolares, que são entregues ao cuidado da Fundação, logística que tem contado com o apoio da Autarquia no transporte das caixas até à sede da Casa do Oeste. Também a Biblioteca Municipal do nosso concelho se tem associado a algumas campanhas, colaborando com a doação de algumas obras. Este ano, alargamos o âmbito da recolha e as bibliotecas escolares propuseram à comunidade educativa a colaboração com esta missão através da doação de material escolar e livros infanto-juvenis. O resultado provou que o espírito solidário é, de facto, característico do nosso povo, e que é importante sensibilizar desde cedo os mais novos para a partilha com quem mais precisa.
     Os bens doados (livros, mochilas, estojos, cadernos, lápis de cor e de cera, réguas, canetas, entre outros) foram entregues nas três bibliotecas escolares, devidamente organizados e etiquetados para a viagem longa que irão fazer até ao seu destino final (em contentores destinados ao efeito) e transportados, mais uma vez com o apoio da Autarquia, até Ribamar. Aí, visitamos as instalações da Casa do Oeste e soubemos um pouco mais acerca da sua Fundação e âmbito de ação, guiadas pelo senhor padre Joaquim Batalha, responsável pela Casa e presidente do Conselho de Administração. Terminámos o nosso encontro, após entrega dos bens doados, num breve momento de confraternização, brindando aos que colaboram com estas causas e delas beneficiam.
Texto publicado no blog do agrupamento https://benalinha.wordpress.com/
Professoras Lídia Correia e Alice Rocha
Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral