CONSELHO NACIONAL DA AÇÃO CATÓLICA RURAL
COMUNICADO

Reunidos em Conselho Nacional, representantes das Dioceses em que a ACR está implantada (Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), bem como a Equipa Nacional, projetaram e definiram o plano de ação para 2019/2020.
A oração que deu início ao Conselho Nacional interpelou-nos, através das palavras da Encíclica «Laudato Si’», do Papa Francisco, a perceber que «a pessoa humana cresce, amadurece e santifica-se tanto mais, quanto mais se relaciona, sai de si mesma para viver em comunhão com Deus, com os outros e com todas as criaturas» (nº 240).
O Conselho prosseguiu com a reflexão da Dra. Margarida Miranda, sobre a Ideologia de Género, enquadrada na temática do Movimento para o triénio – Ser e Viver para Transformar e, em concreto, a temática para este ano pastoral – Ser Primeiro. Na sua intervenção, sensibilizou-nos para as origens desta ideologia e para onde caminha a sociedade. Deixou-nos algumas pistas de ação, com vista a preservar a centralidade humana.
O Conselho Nacional recordou a IX Assembleia Nacional de Delegados e o ACR Youth Festival. Avaliaram-se como muito positivas as atividades realizadas em cada Diocese e as atividades realizadas pela Equipa Nacional.

Foi feita uma leitura dos sinais dos tempos, onde as Dioceses, com base nas Linhas de Força resultantes da última Assembleia Nacional de Delegados, apresentaram as suas prioridades, tendo-se destacado a vontade de consolidar, crescer e renovar os grupos.
Para o programa de 2019/2020 propõe-se:
- retomar o estudo da Encíclica «Laudato Si’» («Louvado Sejas»), do Papa Francisco, sobre o cuidado da Casa Comum;
- estudar a temática da Ideologia de Género, com base no documento da Congregação para a Educação Católica «Homem e Mulher os criou»;
- aprofundar a Exortação Apostólica «Christus Vivit» («Cristo Vive»), como caminho e modo de integração do Movimento na dinâmica de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude, a realizar em 2022.
A ACR reassumiu a Revista Mundo Rural como órgão de comunicação, informação e formação integral para os militantes e simpatizantes do Movimento. Reforçou-se que o Movimento está presente nas plataformas digitais, tendo sido apresentado o site e destacada a presença no Facebook e no Youtube.
Tomou posse a nova Equipa Nacional para o triénio 2019-2022.
A ACR reafirma a sua vontade de dar continuidade ao trabalho do Movimento como uma mais-valia pelo percurso de formação, bem como pelo incentivo à ação no meio.
A Direção Nacional
10/11/2019
Ação Católica Rural - Avenida Sidónio Pais, 20 - 4º Dto  1050-215 LISBOA
Contactos:

21 3144541 * acr.nacional@gmail.com * www.movimento-acr.org