A NOSSA HOMENAGEM À DRª MANUELA SILVA
Foi com grande emoção que esta manhã tivemos a noticia do falecimento da Drª Manuela Silva, que muitos de nós conhecemos bem e tivemos o privilégio de  ter connosco  em muitos encontros de reflexão da Ação Católica  Rural e da Casa do Oeste.
Economista eminente dedicou muito da sua vida ao estudo, reflexão e divulgação das causas da pobreza e exclusão social defendendo que só uma mudança de paradigma poderia atacar e minorar os efeitos desta economia que, como o Papa Francisco tem afirmado, mata.
Antes do 25 de Abril os nossos Encontros (da JARC e ACR) de Reflexão com a Drª Manuela Silva  eram “seguidos” como perigosos por informadores do regime.
Afirmava repetidamente que o fenómeno da exclusão social é evitável e insustentável e que só se pode resolver mediante a transformação radical na forma de organizar os recursos e de os partilhar.
Nos últimos anos, na sequência da publicação da “Laudato Si”, foi uma das dinamizadoras da rede “Cuidar da Casa Comum”, composta por pessoas, instituições (entre as quais nos incluímos) e grupos atentos à emergência climática e que se propõe sensibilizar as igrejas cristãs e a sociedade para a urgência da conversão ecológica.
No passado mês de Março estava prevista a sua presença na Casa do Oeste para abordar, mais uma vez, a problemática da “Laudato Si” e do Cuidar da Casa Comum, tendo faltado por razões de saúde.
Fica aqui a nossa singela homenagem a uma lutadora incansável por uma nova humanidade mais justa, mais equilibrada, com acesso de todos aos bens indispensáveis a uma vida digna, saudável e sem exclusão…
Como cristã e mulher de grande fé acreditava que a mensagem de Cristo era uma força transformadora / revolucionária e que a nós cristãos cabia a missão de tudo fazer para que essa mensagem se concretizasse no dia a dia, nas nossas vidas e nas nossas comunidades.
Por estes e muitos outros motivos, será sempre para todos nós um exemplo luminoso. Rezamos por ela, acreditando que gozará da felicidade plena na comunhão eterna com Deus.
Casa do Oeste, 8 de Outubro de 2019 
O Conselho de Administração da Fundação João XXIII/Casa do Oeste
A Equipa Coordenadora da Ação Católica Rural