HOMENAGEM DA FUNDAÇÃO AO ABILIO SALVADOR

Depois de doença prolongada faleceu o Abílio Salvador, natural do Sanguinhal/ Bombarral, que nos seus tempos de juventude foi nosso companheiro/ militante da JARC (Juventude Agrária Rural Católica) e que nesta última dezena de anos colaborou ativa e empenhadamente nos projetos de SOLIDARIEDADE COM A GUINÉ deixando uma marca muito própria de iniciativa, criatividade e concretização prática dos projetos, entregando-se generosamente a esta causa.

 A sua capacidade de ensinar e incentivar, fazendo sempre parecer que não há impossíveis - fez a diferença para muitos os que bebiam os seus ensinamentos. Foram muitas as sementes e plantas que semeou e plantou. Muitas já deram frutos e muitas mais árvores nascerão dessas sementes.

Como homem dos 7 oficios e habilidade no saber fazer as coisas, o seu voluntariado quer na Casa do Oeste, quer na Guiné, foi, milhentas vezes, a resposta rápida e eficiente para a resolução do problema.

SAUDAÇÃO DA FUNDAÇÃO JOÃO XXIII – CASA DO OESTE

NO FUNERAL DO SALVADOR

Falar do nosso amigo Salvador neste momento de tristeza em que a sua partida antecipada nos entristece a todos não é fácil.

Temos a certeza de que para todos nós foi um privilégio ter como amigo este grande ser humano.

Nestes últimos anos em que se dedicou ao voluntariado na Guiné com a Fundação Joao XXlll/Casa do Oeste, sempre soube enaltecer o nome da instituição. Deixou sempre para segundo plano a sua pessoa e o seu nome.

A obra feita nestes últimos anos, por esta instituição além fronteiras, tem muito da sua imaginação e criatividade e também da sua capacidade de ensinar.

Saber ensinar trabalhando lado a lado era o seu lema, projetar o dia-a-dia com mais futuro fazia parte da sua forma de ensinar. A grande habilidade de saber incutir nos outros a capacidade de acreditar ser capaz de fazer mais e melhor. O companheirismo e sentido de grupo juntamente com a versatilidade no dia-a-dia fazia do Salvador um líder nato, ainda que não impusesse a sua presença.

A sua História de vida era dada como exemplo muitas vezes, mostrando com convicção que podemos nascer pobres, mas que as oportunidades da vida devem ser aproveitadas para nos fazer crescer economicamente e espiritualmente.

A sua capacidade de ensinar e incentivar, fazendo sempre parecer que não há impossíveis - fez a diferença para muitos os que bebiam os seus ensinamentos. Foram muitas as sementes e plantas que semeou e plantou. Muitas já deram frutos e muitas mais árvores nascerão dessas sementes.

Foram tantos os serões em que partilhou as suas convicções, o seu amor, admiração e orgulho pela sua família. Utilizando este amor e orgulho como modelo de sucesso para que qualquer ser humano que queira crescer na vida o pudesse seguir.

Recebemos já muitos telefonemas e mensagens de pesar assim como pedidos de condolências para entregar à família. Estas mensagens são muitas da Guiné mas muitas também vêm de Portugal, a todos os que participaram em missões o Salvador deixou uma marca e o lembram com carinho. 

Agora que foi chamado para outro serviço acreditamos que venha a ser um anjo da guarda. Olhará por nós e estará sempre nos nossos corações. Nos momentos de desalento será um exemplo para seguirmos e a sua memória será o empurrão para continuarmos com convicção.

Tal como lhe prometemos a sua obra continuará viva e por tudo quanto representa vamos continuar com mais força.

Adeus Salvador,

 agradecemos a Deus em ti o testemunho de Fé e de Esperança que tu nos deixaste.

Foi um privilégio ter-te como amigo, foi um enorme privilégio ter-te como companheiro de missão.

Não há palavras para descrever a falta que farás ...

Que Deus te receba de braços abertos. Nesta hora entregamos contigo ao Senhor toda a tua vida.

Que Deus dê à tua mulher, aos teus filhos e netos a serenidade para aceitar esta separação.

Pedimos uma salva de palmas para o Salvador.



HOMENAGEM DA GUINÉ

Raul Daniel diretor da Escola de São José de Mindará/Bissau

É com muita mágoa que recebermos a informação do desaparecimento físico do nosso irmão,    Abílio Salvador, amigo  dos mais  necessitados.  Um voluntário  incansável  à causa  da Guiné-Bissau desde a descoberta da missão  solidária.  Deu tudo  o que tinha  de coração.  Que o Senhor  todo  poderoso, dono  da vida lhe dê  felicidade  interna.  Á família  e Amigos os nossos sentimentos  de pêsames  desejando coragem. Em nome dos beneficiários  da missão solidária de Salvador,  que sua  alma  descanse  em paz. Amem

MENSAGEM DE DESPEDIDA DO SALVADOR

do grupo que está, neste momento, em missão na Guiné

A partida do Salvador para o além lembra-nos que o mais importante que levamos desta vida é tudo aquilo que demos ou/ e fizemos pelos outros e o amigo Salvador deu muito do seu saber e da sua vida pela causa do povo irmão da Guiné.

Nesta hora de despedida queremos aproveitar para te agradecer tudo o que fizeste por nós guineenses e pelos amigos da “solidariedade com a Guiné”.

 Deus que é Pai de todos te recompensará. E reza por nós, para que aqui nesta Nossa Casa Comum, continuemos a amar e lutar por uma Guiné mais justa e desenvolvida.

Até sempre.

Ju, Matos, Du, Agostinho, Hilson (Guineenses),

Miguel, Jacinto, Martins e São. (voluntários da Fundação em missão na Guiné)