OUTONO COM EDUCAR NA TERRA
Chegamos ao final de Outubro com a barriga cheia de actividades e novos saberes em torno de bicharada silvestre, plantas e sementes!

Depois da Sessão ‘Cine com Natureza’, dedicada à biodiversidade, na antiga Escola Primária, agora Espaço Museológico local, a exposição entomológica da Maceira “Pequenos mas Importantes”, da associação ambiental e cultural Vaklouro, continuou de portas abertas até dia 21, acompanhando os dias da festa popular em honra de Nossa Senhora de Monserrate. Visitaram a exposição cerca de 200 pessoas de diversas idades desde o dia da sua abertura, incluindo as visitas especiais dos utentes do Centro de Dia e dos pequenotes da Creche, Prolongamento e CATL do Centro Social e Cultural de Ribamar, bem como de um grupo oriundo de Almoster (Santarém) que veio a Ribamar visitar a interessantíssima exposição permanente do espaço museológico, ‘Navegar no Passado’ de Estêvão Alexandre Henriques.
No passado fim-de-semana, no âmbito da Festa das Colheitas da Casa do Oeste, tivemos o enorme prazer de receber a Oficina de Recolha e Conservação de Sementes com a Frederica Teixeira, do projecto Círculos de Sementes. A audiência esteve atenta e participativa e os temas abordados muito interessantes, desde noções básicas de botânica para entendermos melhor sobre as plantas e a sua reprodução, aos vários cuidados a ter para obter e guardar boas sementes para as nossas hortas, a temas mais críticos que ameaçam a nossa soberania alimentar, como a situação actual de produção alimentar dominada por grandes empresas agroalimentares e a expansão dos OGM’s (organismos geneticamente modificados) na alimentação. Nestas reflexões pudemos também contar com a presença e contributo valioso da Lanka Horstink da Campanha pelas Sementes Livres, da associação ambiental GAIA. São iniciativas como estas de partilhar saberes, fazer as nossas hortas, ajudar nas hortas dos vizinhos e amigos, espalhar a palavra, que semeiam bonitas e fortes resistências na defesa de territórios em que a vida possa florescer na sua diversidade de ritmos, formas, cores e conexões. Para celebrar o final da oficina e deixar bem plantadas estas ideias, inaugurámos uma Sementeca, ou biblioteca de sementes, na companhia da Leonor Valfigueira que nos apresentou esta iniciativa. Esta colorida caixinha construída pela equipa do Educar na Terra serve para fazermos as nossas trocas e empréstimos de sementes livres, e ficará à vossa disposição na loja solidária da Casa do Oeste.   
Agradecemos a todas as pessoas que têm feito parte destes encontros e partilhas, desde formadores, a participantes, às casas e entidades que nos têm recebido e a quem, mesmo que por vezes não consegue estar presente, vai espalhando a palavra! Estará para breve a última actividade do Educar na Terra, nesta edição de Orçamento participativo da freguesia de Ribamar…mantenham as antenas no ar!
Mais informação:
- Círculos de Sementes: http://circulosdesementes.blogspot.com
- Campanha pelas Sementes Livres: [https://gaia.org.pt/sementeslivres/]

_