CAMINHAR PELO CUIDADO DA CASA COMUM
 
Na manhã do domingo dia 9 de Setembro, cerca de 60 voluntários reuniram-se em Santo Isidoro para realizar uma tarefa muito especial - limpar o lixo nas bermas das estradas que de diversos pontos da freguesia de Santo Isidoro e das freguesias vizinhas convergem para esta povoação.
 Cerca das 9h 30 os pequenos grupos (formados por 4 a 6 elementos) partiram da Picanceira, da Mangancha, de Ribamar, da Lagoa , da Achada, da Ericeira, iam munidos de luvas e sacos às costas e a tira colo, e até cerca das 13h recolheram uma quantidade incrível de lixo, - garrafas da água, da cerveja, o pacote do sumo, do iogurte, o toalhete, a palhinha, a fralda do bebé, o pacote do tabaco (ás centenas!!) as beatas (estas em certos pontos, próximos de cafés e restaurantes eram às "carradas" impossível recolher todas…).
Encheram  os sacos que levavam, e muitos outros foram necessários. As carrinhas de apoio andaram numa roda viva na recolha dos sacos que se enchiam…No final todos ficámos estupefactos com a quantidade de sacos de lixo que ali (largo da igreja de Santo Isidoro) se acumulavam!!!   
Esta iniciativa promovida pelos grupos da Acção Católica Rural da zona de Mafra, em resposta ao desafio do Papa Francisco para a celebração do «Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação» tinha como principal objetivo alertar as populações para a importância da recolha e separação correcta dos lixos e (já agora…) educar para eliminar  o mau hábito de se deitar lixo para o chão, para a rua…
 Na sessão de abertura a vereadora  da Câmara Municipal,  Dra Lúcia Bonifácio,  chamou a atenção para a  importância  da separação dos lixos. Por exemplo referiu que uma garrafa de vidro colocada no contentor dos lixos indiferenciados causa avarias graves nas máquinas de separação, agravando os custos que o tratamento dos resíduos têm em última instância para os contribuintes que somos todos nós.
O grupo da ACR promotor, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Mafra nomeadamente, nos materiais necessários e com a colaboração das Juntas de Freguesia de Santo Isidoro e Mafra no empréstimo nas carrinhas de apoio.
Bem hajam todos os voluntários que aderiram a esta iniciativa pelo bem da nossa CASA COMUM! Deus seja Louvado pelo Dom da Criação!
Dina Franco