O ISLÃO: ASPECTOS CULTURAIS E RELIGIOSOS…CONHECER PARA COMPREENDER

 Amanhã sábado, dia 25, realiza-se na CASA DO OESTE um JANTAR/CONFERÊNCIA  para abordar uma questão muito atual e que a muitas pessoas preocupa.

O conferencista será o professor Paulo Mendes Pinto, da área de Ciência das Religiões da Univ. Lusófona e diretor do Instituto Al-Muhaidid de Estudos Islâmicos-

 Com os atentados terroristas (muitos deles atribuídos a indivíduos muçulmanos) e com o acolhimento na Europa  de refugiados de países maioritariamente de religião islâmica são muitos os receios e anticorpos relativamente ao acolhimento destas pessoas.

 O Papa Francisco respondendo ao apelo das organizações humanitárias e traduzindo para os nossos tempos concretos a mensagem evangélica, pede que cada paróquia e cada instituição da igreja acolha uma família.

 Algumas famílias e instituições do oeste (é o caso da nossa Fundação João XXIII) estão a acolher famílias de refugiados  de países árabes em guerra.
Esta CONFERÊNCIA é um contributo para melhor se conhecer, compreender e apoiar estas pessoas.
Algumas questões que estão subjacentes ao tema da CONFERÊNCIA:
- Queremos conhecer os aspetos culturais e religiosos fundamentais, de que os muçulmanos não abdicam, para compreender melhor as pessoas acolhidas e não criar graves suscetibilidades…
- Entre as sociedades de religião  maioritariamente católica e islâmica o que mais nos pode aproximar ou afastar.
- Como fazer pontes, como religare?
- Estas oportunidades de conhecimento, de diferentes aprendizagens e de partilha serão um contributo efetivo para um mundo mais próximo, mais tolerante, mais pacífico?
- O islamismo: uma religião que gera fundamentalismos e alimenta costumes anacrónicos?
- Verdades ou preconceitos: islamismo é caminho  para o terrorismo? O islamismo dominará a europa num futuro muito próximo?  Acolher refugiados vindos de países muçulmanos é acolher potenciais terroristas?
- O mundo ocidental tem que permitir e aceitar publicamente e em termos de organização social, todos os usos e costumes muçulmanos: indumentária, horários para as preces, relação homem/ mulher, etc 
Aqui ficam algumas questões que dão pano para mangas!
A.L.