COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS AGRICOLAS A PREÇO JUSTO
A OIKOS, organização sem fins lucrativos, para o desenvolvimento e cooperação, fundada em 1989 (por um grupo de pessoas entre as quais os Padres Jardim Gonçalves e Luis França), tem vindo a desenvolver em Portugal e em vários países de Africa e América Central projetos que valorizem os produtos locais e o seu justo preço.
No dia 19 de Julho foi lançada em Lisboa uma plataforma informática designada SMARTFARMER, com o apoio da Fundação Vodafone, que vem permitir a ligação, em tempo real e útil entre produtores agrícolas e consumidores, evitando não só o desperdício alimentar na produção como a sua comercialização a preço justo para todas as partes. As compras efetuadas serão essencialmente de produtos hortofrutícolas, mas haverá também alguns derivados como o azeite, queijos, enchidos, mel ou compotas, bem como serviços locais de turismo, artesanato, etc.
Quando os produtos e serviços, na especificidade ou quantidade que procura, não se encontram disponíveis no mercado eletrónico da sua região, o SmartFarmer disponibilizará os que existirem na região mais próxima.
Produtor e consumidor poderão optar por uma diversidade de opções de recolha e entrega (recolha no produtor, entrega pelo produtor, entrega num local previamente estabelecido, como um mercado ou loja de proximidade, entrega ao domicílio ou local de trabalho).
Na Festa das Colheitas, na Casa do Oeste, no passado dia 30 de Outubro, tivemos connosco um dos responsáveis da OIKOS, o Pedro Krupenski, para nos apresentar este projeto e a forma de o virmos a utilizar ao serviço das populações rurais.
 A Fundação João XXIII e a COOPSTECO irão desenvolver algumas ações de  divulgação sobre este serviço, dando sequência ao trabalho que tem vindo a ser feito com os agricultores do oeste.
Para mais informações podes contactar a OIKOS -Telefone 218 823 630 ou oikos.sec@oikos.pt
e aceder ao site www.smarterfarmer.pt