NOTÍCIAS DA ULTIMA MISSÃO DE SOLIDARIEDADE COM POVO DA GUINÉ

Dois elementos da Equipa coordenadora (a Mena e o Salvador) estiveram recentemente  cerca de um mês na Guiné para desenvolverem diversas missões, nomeadamente:
1-      Fazerem o  acolhimento à caravana “Trilhos de uma África Negra” e gerirem a entrega de viaturas e equipamentos;
2-      Contactarem com a Curia diocesana tendo reunido com diversos elementos para acertar colaborações com as paróquias e suas instituições de saúde e educação;
3-       Reunirem com a nova direção da Igreja Evangélica tendo sido manifestado pelos novos responsáveis o desejo de voltarmos a administrar a Clínica Bom Samaritano e a fazer um novo protocolo;
4-       Reunirem com o diretor regional de saúde que lhes disse que a sua ideia era unificar o centro público de Ondame com a clinica do Bom Samaritano de maneira a haver melhor qualidade de serviço para toda a população (ideia em tempos  lançada por nós mas rejeitada na altura pelas autoridades regionais de saúde).
5-      Reunirem com a equipa do projeto de evacuação de crianças do Hospital de Bissau para Portugal (equipa médica e AIDA) que reforçaram a vontade de continuar com a parceria com a Fundação tendo sido renovado o protocolo.
6-      Prepararem o envio do barco ambulância: o padre Ernesto propõe-nos uma parceria para tomar conta do espaço no porto de Cidja e arranjar uma comissão para gerir a utilização do barco. Foi, ainda,  dado apoio ao Pe Ernesto, na missão de  Blum, e visitado um espaço devoluto em Cidja para possível projeto com  idosos ou  deficientes.
7-      Avaliarem a evolução do projeto da Cooperativa COAGRI da Fundação João XXIII. O Du tem-se empenhado realmente com muito afinco e a granja está a ficar um encanto. O aviário está quase pronto. Vai ser feito um furo para ir buscar água capaz, potável, a uns 150 m de profundidade. Há um projeto para energia solar a adquirir em Itália que viria resolver definitivamente  o problema da energia elétrica da cooperativa.
 
CONVIVIO MATANÇA DO PORCO - PROJETO GUINÉ
 
Realizou-se no dia 6 de Novembro, no Sobreiro, a matança do porco e o convívio de confraternização com a presença de um número elevado de amigos e voluntários do projeto da Fundação, de Solidariedade com o povo da Guiné. Foi uma oportunidade para relatar as “novidades” da ultimam missão, recentemente realizada e reforçar o empenho de todos na continuidade e intensificação das ações em curso.
Estiveram presentes elementos do GAS/Grupo de Ação Social de Leiria que organizaram em Outubro uma caravana (pela 6ª vez) atravessando o deserto até à Guiné, “Trilhos de uma África Negra”, constituída por 17 pessoas e 7 viaturas (carregadas de equipamento médico e escolar, material de enfermagem e pedagógico) que foram entregues (viaturas e material transportado), a  organizações locais que atuam nas áreas sociais, nomeadamente centros de saúde, escolas, missões católicas e orfanatos .
Este acontecimento foi largamente noticiado pela televisão e rádios locais tendo o Delegado da Fundação João XXIII na Guiné-Bissau, Raul Daniel da Silva, enaltecido a existência desta Fundação, que há cerca de vinte e cinco anos, apoia o sector educativo com equipamentos e materiais didáticos e no reforço de capacidades aos docentes guineenses, bem como o setor social, tendo lançado o apelo às autoridades nacionais: “Para os acolher desde fronteira com merecida honra e dignidade porque vêm ao nosso país para apoiar os mais vulneráveis minimizando o sofrimento do povo”.