CAMPO DE FORMAÇÃO E FÉRIAS DA ACN


Na primeira semana de Agosto realizou-se na Casa do Oeste o Campo de Formação e Férias da ACN (Ação Católica dos Novos). Uma semana com muita diversão e alegria, onde aprender é uma constante.

O tema desta semana foi “História de Portugal”, onde os “nossos meninos” foram levados a recordar o passado para derrubar o vilão “Malefic Future”, que queria apagar quaisquer vestígios deste e apenas concentrar-se num futuro onde só existiam novas tecnologias.

Começamos com a invasão Romana, onde aprendemos a cultura, a língua, os números e a religião deste povo que tão semelhante é com o nosso. Estes novos conhecimentos foram postos à prova através de jogos. Durante a tarde foi a diversão que tomou conta do tempo, uma pequena competição na praia, com direito a coroas de louro para os vencedores.

Na terça – feira debruçámo-nos sobre o caso de D.Pedro e de D.Inês de Castro. Dirigimo-nos até ao Moledo, local onde possivelmente partilharam alguns anos num pequeno Paço Real que lá existia. Descobrimos as diferenças entre o passado e o futuro através da visita aos moinhos e aos aerogeradores.

Já estamos a meio da semana e é tempo de abordarmos as invasões Francesas, e como tal fomos até ao Vimeiro, visto que foi ali que se deu uma das batalhas mais importantes da 1º invasão. A noite deu lugar a um primeiro Peddy-Paper, mais curto e simples, mas que levou as crianças a superar alguns desafios em equipa.

Demos um pequeno salto no tempo no dia da piscina, quinta – feira, e desta vez os descobrimentos foram o mote do dia. Através duma pequena caça ao tesouro aprenderam um pouco mais sobre esta época tão importante e gloriosa para o nosso país. Como tudo isto é uma realidade distante, decidimos aproxima-la das crianças, e por isso o jantar foi servido numa folha de couve, e de talheres só existia a colher.

É chegada a sexta – feira e é a vez do 25 de Abril. Após um acordar militar, todos os participantes foram encaminhados para salas de trabalho, onde poderam não só divertir-se como também aprender o que era a censura, a PIDE, entre outros termos mais difíceis de entender.

Deu-se da parte da tarde uma guerra de balões de água e posteriormente a preparação da eucaristia. Os grupos, com a ajuda e encaminhamento do Padre Batalha dirigiram-se para algumas casas da comunidade, onde nos receberam e ajudaram a ler e refletir sobre diferentes temas bibílicos. Regressando todos os grupos à Casa do Oeste, realizou-se a eucaristia, presidida pelo Padre Batalha, na qual foi animada por violas e pelas crianças, tendo a participação de todos em cada parte.

O jantar foi substituído por um churrasco onde todos participaram na organização de diversas formas: decoração, danças, música… Dançaram, conversaram e a alegria imperou nesta noite. Para terminar este dia em grande, realizamos um Peddy-Paper. Cada grupo com o seu animador recebeu as pistas necessárias para começar e seguir para uma noite onde os desafios se superam com espírito de equipa e animação.  

Apesar das poucas horas de sono, no sábado de manhã energia não faltou para fazermos as limpezas e arrumar as malas já com alguma tristeza, pois a semana está mesmo no fim.

Depois do último almoço todos juntos, os pais foram chegando e já as saudades apertavam. Vimos com muito orgulho os mais velhos a deixar este campo de férias e a prepararem-se para “subir” mais um patamar. Trocaram-se contactos e experiências vividas, com muitos abraços e algumas lágrimas pelo meio.

Já com a casa vazia é a vez de nos despedirmos dela e dizer um grande “até já”.

 

Ana Rita Teles