ENCONTRO COM AGRICULTORES


Encontro sobre a Politica Agricola Europeia

Decorre uma vez mais a discussão do futuro da agricultura no âmbito da PAC (Politica Agrícola Comum) para 2013/2020. Aproximam-se novos desafios, dificuldades e adaptações que serão propostas para a Europa, Portugal e para a região Oeste.
A Fundação João XXIII - Casa do Oeste tem acompanhado a evolução das políticas agrícolas e dos seus impactos no mundo rural e nos agricultores e tem dinamizado, em diversas ocasiões, iniciativas no sentido de alertar para os problemas existentes neste sector e as suas consequências.

Presentemente a Fundação está envolvida, juntamente com a Coopsteco (Cooperativa de técnicos agrícolas do oeste) na constituição de um grupo de trabalho, para promover esta reflexão e dar contributos para a defesa dos interesses dos agricultores e do mundo rural.
Realizou-se o 1º encontro no dia 8 de Outubro, no Bombarral, com a presença de 16 pessoas (técnicos e agricultores). Foram identificados vários constrangimentos relativamente às áreas de atividade agrícola e rural e definidas formas de dar continuidade ao aprofundamento da reflexão e intervenção deste grupo, que se quer cada vez mais alargado.

Concretamente foram abordados os seguintes temas:
- Organização do sector primário, agrupamento de produtores, união de OP’s;
- Modo de produção biológica;
- Floresta e preocupações de cadastro;
- Jovens agricultores e os bancos de terra;
- Os recursos hídricos;
- Sustentabilidade ambiental;
- Pequena Agricultura complementar e de subsistência;

Conclusões:
Foi reforçado pelos presentes o interesse e importância desta discussão.
Face ao calendário conhecido para a discussão da nova PAC, reconheceu-se que o debate se poderá prolongar por reuniões /debates até ao final do ano.
Reconheceu-se a importância dos temas identificados. Esses contributos devem vir a público
como reflexão e envolver a discussão e o conhecimento por parte das comunidades.
Valorizou-se a necessidade de alargar o convite a outras pessoas para participarem neste debate procurando  assegurar a representatividade da região e das suas fileiras estratégicas, nomeadamente a participação de pessoas dos concelhos de Torres Vedras, Mafra e Alcobaça e das fileiras da vinha e do vinho e da horticultura.
Posteriormente pretende-se expressar as conclusões destes trabalhos, dando contributos validos para  documentos e momentos públicos.

Ficou marcada nova reunião para dia 7 de Novembro pelas 20.30 no Bombarral, em local a confirmar.

Para mais informações contatar o secretariado da Fundação. 
Telefone e Fax 261 422 790
Telemóvel 915779037
E-mail: casadooeste@sapo.pt