MISSIONÁRIOS DA SOLIDARIEDADE COM O POVO DA GUINÉ

Regressou há dias, o grupo de voluntários, que esteve 2 semanas na Guiné, do qual fizeram parte:

P. Joaquim Batalha (Ribamar/Lourinhã), Jacinto Filipe e Cátia Zeferino (S. Isidoro/Mafra), Abílio Salvador (Obidos), José Miguel, Anabela Areias, e Patrícia Pereira(Lisboa), Ana Pereira (Gondomar/ Norte), Fernanda Gil (Mafra) e Mª do Rosário (S. João das Lampas/Sintra) - no grupo prevaleciam professoras/ assistente social.


















Esta Missão de Agosto foi aproveitada para: formação de 17 professores do ensino primário;  apoio social junto das famílias mais carenciadas com distribuição de arroz e roupas; apoio a alguns projectos com materiais e equipamentos que levámos num contentor: uma camioneta destinada ao Infantário de Bissá, um motor para um camião Volvo para a Cooperativa Escolar de S. José em Bissau; camas de hospital e equipamento médico que entregámos ao Hospital da Cumura, chefiado pelo médico Franciscano, frei Vítor, em Bissau; medicamentos e algum equipamento hospitalar para a Clínica Bom Samaritano, em Ondame; 150 sacos de cimento, 100 varas de ferro de 10 e mais 100 de 6 para diversas obras; livros e estantes para a Biblioteca de Ondame; colchões e muita roupa que entregámos à Comunidade das Irmãs de Ondame para distribuírem pelas famílias das Tabancas que elas visitam e  alimentos e muita água para a nossa casa para os grupos que forem a seguir a nós.

Em virtude desta nossa acção humanitária se ter enraizado e de uma forma crescente, fomos, desta vez, criar na Guiné, uma Delegação oficial da Fundação João XXIII/Casa do Oeste, com sede em Ondame, no Centro Social João XXIII. A assinatura da escritura no Notariado do Tribunal de Bissau foi notícia na Televisão Nacional e nas três Rádios mais ouvidas na Guiné: Rádio “Sol Mansi” (católica), Rádio “Bombolom” e a Rádio “Pinchiquite”. Esta oficialização da Fundação tem por objectivo agilizar as nossas parcerias e apoios; sendo reconhecidos talvez seja mais fácil desalfandegar os contentores que normalmente têm levado um mês, o que dificulta a nossa acção.

Sentimo-nos felizes por ver que os projectos que temos vindo a apoiar têm-se desenvolvido, alguns com grande repercussão nacional, nomeadamente, na área da saúde, gerindo a Clínica e Maternidade do Bom Samaritano que envolve uma população de mais de 15.000 habitantes. A Maternidade garante mais de 350 partos por ano em condições seguras e acompanhamento das mães e crianças da Região do Biombo. A Prevenção vertical de HIV é uma das valências da Clínica do Bom Samaritano contribuindo para a redução do índice desta epidemia na região e no país.


















Na área da educação que é essencial, a nossa FUNDAÇÃO apoia a Cooperativa Escolar de S.José, desde há 20 anos. Foi o primeiro projecto que começou com cerca de 40 crianças. Hoje destaca-se pela qualidade de ensino e por ter o maior número de alunos na capital, cerca de 3.800 alunos nos seus actuais 3 estabelecimentos de ensino. O projecto cresceu à medida das necessidades e a Escola Profissional é já este ano uma realidade.

No sector agrícola, o nosso apoio começou em 2001, a uma pequenina cooperativa de jovens técnicos agrícolas que se tinham acabado de formar em Cuba. Visitámos a sua iniciativa incipiente que iniciaram com 30 kg de arroz, 30 litros de feijão e com 8.000 CFA (= a 12,5 €) e num terreno emprestado pelo Estado. Ao longo de 10 anos temos dado algum apoio: mangueiras para rega, um tractor em 2ª mão para o cultivo do arroz, ferro e sacos de cimento, e diversos materiais. Agora vi que já adquiriram com o seu trabalho diversos outros meios, entre os quais destaco: tiveram de entregar o terreno emprestado e compraram 3 grandes terrenos, num dos quais têm uma boa sede social; criaram uma Rádio Comunitária para chegar a todas as Tabancas (aldeias) com a formação que eles têm promovido junto das mulheres, partilhando os seus conhecimentos com os outros; encontrámos lá um Grupo vindo de Bissau a fazer formação para iniciar uma experiência semelhante à deles; já iniciaram a transformação de produtos (sumos de caju, de cabaceira e vinagre de limão) que já começaram a comercializar. Esta experiência cooperativa já ganhou nome e credibilidade em todo o país.

A Cooperativa Escolar de S. José de Mindará, em Bissau; a Clínica e Maternidade Bom Samaritano, em Ondame (onde temos a nossa casa – a 70 kms a poente de Bissau) e a Cooperativa Agrícola de Jovens, em Canchungo, são os maiores projectos que a Fundação João XXIII/Casa do Oeste tem vindo a apoiar, mas há ainda outras iniciativas mais pequenas: o Infantário, em Bissá; a criação duma Rádio Local, junto da nossa casa “Rádio N´Djerapa Có–A Voz de Biombo” (iniciativa dos jovens). Esta é o primeiro órgão de comunicação social da região do Biombo que fala a mesma língua e o mesmo dialecto, mostrando o país e o mundo a um povo isolado e foi construída de raiz com material e formação fornecidos pela FUNDAÇÃO JOÃO XXIII em Novembro de 2009; Centro Cultural N’Delugan que é um espaço de lazer, cultura, informação; Biblioteca de Ondame: “Quem lê sabe mais”. Esta é a primeira biblioteca da região para professores, alunos ou simplesmente para quem quer saber mais. 
Um projecto ambicioso que pode marcar a diferença, mas só será possível  com o apoio de todos os que acreditam que:
•A Guiné/Bissau pode deixar de ser um dos 10 países mais pobres do mundo
•Que a educação e a saúde são os pilares base para o desenvolvimento de uma sociedade
•Que esse desenvolvimento é possível se todos olharmos para o nosso lado

Por isso o nosso lema é “Ajude-nos a ajudar”

Pe Batalha