PROJECTO VISÃO GUINÉ… E O MILAGRE ACONTECEU!

Está prestes a regressar da Guiné o último grupo de voluntários que ao longo de mês e meio estiveram em Ondame na Clínica do Bom Samaritano com um ambicioso programa de intervenção em várias áreas da saúde.
No total foram 36 voluntários de várias partes do país enquadrados pela Fundação João XXIII - Casa do Oeste. É o maior grupo de sempre e o mais direccionado à saúde, sobretudo na área da Oftalmologia com especialistas dirigido pelo Dr. Luís Gonçalves (de Guimarães).




















Com a chegada dos médicos foi a euforia total da população. Numa região da África profunda, com aproximadamente quinze mil pessoas, onde os cuidados de saúde são extremamente escassos, a chegada desta equipa de médicos foi um raio de luz para toda aquela população.

Ondame virou a “capital” da Guiné - Bissau, pois todos os meios de comunicação social se centralizaram nesta Missão, para onde se dirigiram não só a população local, como também alguns ministros, deputados, directores de vários ministérios, assim como outras figuras públicas. Para se dar a verdadeira dimensão deste projecto é necessário referir que muitas pessoas na casa dos quarenta, cinquenta ou sessenta anos que tinham perdido a visão por completo e por falta de meios e de conhecimento pensavam que era um caso irreversível. Aí se dá um “Milagre. Estes médicos voluntários  restituíram-lhes a visão  com uma simples operação. Podemos imaginar a euforia desta gente ao poder ver novamente a luz do sol!

Tem sido um trabalho muito duro, mas frutuoso e gratificante, pois inicialmente estava previsto efectuarem-se entre 50 e 100 operações num período de mês e meio, contudo em quinze dias foram efectuadas 71. O dia de trabalho inicia às nove da manhã e termina às onze da noite, após o qual é feita a reflexão do dia.
Para esta Missão ter tal êxito houve a colaboração de muitas pessoas anónimas e organismos, nomeadamente hospitais, laboratórios, farmácias, paróquias e um grande número de empresas de diversas áreas, a quem queremos deixar aqui, desde já, o nosso agradecimento.

Partilho convosco o extraordinário êxito desta Missão de Solidariedade com a Guiné.
São muitas as pessoas beneficiadas desde os Guineenses até aos 36 participantes nesta acção humanitária. Estamos todos muito felizes. Graças a Deus.
Acabo de receber uma mensagem da Guiné que faz o balanço das 3 semanas.
Fizeram-se já: 746 consultas de CG/pediatria; 540 pensos a feridas; 57 papos; 129 cirurgias de oftalmologia; 1.170 consultas de oftalmologia. São números absolutamente fantásticos.
Estou ansioso pelo dia em que terminada esta tão prolongada missão, se faça cá o encontro geral de avaliação, como se costuma fazer e sentir ao vivo a alegria dos que participaram em tão grandiosa acção humanitária.  Jamais a esquecerão em toda a sua vida”. 
(Pe. Batalha)

Brevemente daremos mais noticias desta Missão dinamizada pelo Grupo de Solidariedade com a Guiné  da Fundação João XXIII – Casa do Oeste.