NOTA DE ABERTURA . Informação Dez.2010

Hoje não se fala noutra coisa senão em “crise”. Porquê? Porque supervalorizámos o sentido de momento crítico, conjuntura perigosa. Mas ‘Crise’ tem muitos sentidos. A nossa própria vida é uma crise, porque crise é mudança em risco. Viver é um risco. São muitas as mudanças em risco que estão a acontecer, embora tenhamos focalizado em crise económico-financeira e sócio-política. . Mas a crise não é só económica é também de valores culturais como família, amor, autoridade, religião, etc…E não é só agora que há crise. A evolução da crise pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de factores. Depende da orientação que damos à crise.
A nossa Casa do Oeste é também a expressão viva de uma crise. Nasceu da necessidade de um espaço de encontro, de formação, de evangelização que gerou o Sonho da JAC dos anos 50. Nasceu, cresceu e vem sendo amadurecido. Começámos com muitas dificuldades, mas fomos sonhando com elas, porque o sonho comanda a vida. Quantas iniciativas?! Quantas canseiras e contrariedades vivemos?! A partilha e a procura, a solidariedade e a responsabi­lidade, a vontade de fazer mais e melhor…uniu-nos as mãos e os corações. Eis a obra que de pavilhões de madeira para dormir e o equipamento para comer nestes 36 anos recheados de actividades, agora demolido, nos trouxeram até aqui. A ousadia de transformar o passado num novo presente deu-nos um alegre e aberto espaço que são o novo Refeitório+Cozinha. Que maravilha! Ainda neste fim de semana gozei-o pela 1ª vez com um Retiro de uma centena de Crismandos, tendo também paralelamente uma quinzena de jovens da JARC.
Eis-nos numa mudança para o futuro, porque parar é morrer; porque crise é renascer. Demolimos, morreu o velho refeitório para renascer com esta pujança de vida nova. Custou-nos ver desaparecer o que tantas e tantas memórias belas, edificantes e de tantas gerações, foi palco de construção da história de tanta gente, de tantos de nós. Faz-me dizer com gratidão esta aclamação muito cristã: por tudo aquilo Ámen! Aleluia! Graças a Deus! Crise é morrer com novas iniciativas, novas dinâmicas…é fazer o futuro.
A Festa das Colheitas que fizemos em Outubro e agora o jantar de Natal “sobre Novos Desafios”, com Assembleia Geral da Casa do Oeste (Fundação João XXIII) lançam-nos em mais um impulso. Nova página da história começa agora. Aqui também é Gruta de Belém onde Cristo Jesus quer nascer e ajudar a crescer, porque “é preciso nascer de novo!”, diz também Jesus no diálogo com Nicodemos (Jo. 3, 1 ss).

P. Batalha