JANTAR DE NATAL DA FUNDAÇÃO JOÃOXXIII















EM AMBIENTE DE FESTA E LANÇAMNETO DE NOVOS DESAFIOS
No passado dia 10 realizou-se o já tradicional Jantar Natal e conferência/debate seguidos da Assembleia Geral.
Desta vez houve várias novidades:

 -  primeira: ocorreu no novo refeitório, com o espaço, a qualidade e o conforto do novo edifício que nos provou ser bem acolhedor… Juntamo-nos 80 pessoas, entre fundadores, amigos e representantes de entidades parceiras que se uniram a esta festa convívio.
O Jantar decorreu em ambiente de festa, mesas e espaço decorado em tom natalício, e contou com belos com momentos de música e poesia, interpretados por gente de Sto Isidoro: canções na linda voz da pequena Rita Filipe, acompanhadas pelo Rui Silva, João Pedro e Carlos Alberto, e poesias ditas por Maria dos Anjos e Jacinto Filipe.
 - segunda novidade: a Conferência, tradicionalmente animada por um convidado orador, foi, desta vez, concentrada na participação dos presentes, em que todos nós fomos desafiados a contribuir para o debate…
O tema debate era quais os novos desafios que se colocam à Fundação? E para gerir este tema contámos com a presença da Ana Luísa Gomes, recente amiga que nos animou o debate. A Ana Gomes é formadora de profissão e especialista em materiais pedagógicos de apoio á formação onde a criatividade, inovação e a interactividade são as principais ordens de grandeza.
Co-Autora: do Manual Profissional de Higiene, Segurança, Saúde e Prevenção dos  Acidentes de Trabalho, Verlag Dashofer – Ed.
O debate foi proposto às mesas de forma imaginativa, e em grupos foram-se desafiando os participantes a propor novas valências, áreas de actuação, novos projectos para a Fundação João XXIII…  O momento era de sonhar…
Como sempre as ideias foram muitas, algumas convergentes e repetidas, demonstrando que há sintonia naquilo que poderemos ou queremos ser…
Mas houve também novas ideias, a que não foi indiferente a noticia da Fundação  ter sido reconhecida recentemente pela Segurança Social como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social).
Agora, levantado o mote, ficou o Conselho de Administração da Fundação e a Equipa de Dinamização de fazerem amadurecer e continuar estes sonhos…
 Para os que não estiveram e, ainda antes de serem sintetizadas devidamente todas as sugestões, aqui ficam algumas propostas:
- Banco de saberes e partilhas; ateliers de saberes tradicionais e regionais; sala publica de leitura;
- Serviço de apoio a desempregados e pessoas desfavorecidas;
- Centro de dia, lar de 3ª idade, reforço dos períodos de colónias de férias para idosos;
- Encontros diversos intra e intergeracionais e “encontros históricos” dos membros de JARC e ACR;
- Acolhimento temporário para apoio às famílias vitimas de violência doméstica;
- Centro ecuménico inter-confissões; reforço de fins de semana de retiro, silencio, reflexão;
- Centro de estudos e apoio aos jovens com dificuldades escolares;
- Formação de lideres locais, de promoção do associativismo, do voluntariado, formação de novos agricultores e pescadores e de novas áreas económicas;
- dinamização de núcleos ambientais, promoção de produtos tradicionais, intervenção promotora de desenvolvimento sustentável.
…e muitas outras  ideias que em breve faremos síntese…
Para já, ainda nos podem ser enviadas novas ideias e contributos. Como sabemos esta Casa é feita por todos, quer as paredes quer a Alma, que neste Natal sentimos querer renascer uma vez mais em Jesus Cristo presente porque nos reunimos em Seu nome…
Para encerrar o serão foi realizada a Assembleia Geral onde se apresentou, discutiu e aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2011.
David Gamboa
Ficamos á espera dos vossos comentários…