ENCONTRO DE CRISTÃOS DO OESTE

SER CRITÃO NO SECULO XXI – DESAFIOS PARA O OESTE

Sobre o tema «Ser cristão no séc. XXI - desafios para o Oeste», realizou-se no passado domingo, dia 2/06/2019, no Bombarral, o Encontro de Cristãos do Oeste que mereceu especiais mensagens do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, das quais sublinhamos, na mensagem do Cardeal-Patriarca, «A Ação Católica educou e continua a educar nesse sentido, com o seu método de "Ver, julgar e agir". Ver realmente as coisas; formar um bom juízo dobre elas, perguntando o que faria Jesus nesse caso; agir consequentemente na prática.» e, na mensagem do Presidente da República, «Uma reflexão orientada para a ação e com uma visão integrada do papel do homem e da mulher, em que o respeito pela dignidade humana, mas também pela nossa casa comum, que é o planeta Terra, estão no centro de uma perspetiva de desenvolvimento sustentado.».
Cerca de uma centena de participantes, na parte da manhã, debateram em três sessões de trabalho os temas “Educação/Formação – tendências”, “Agricultura e Alimentação - Novos caminhos” e “Espiritualidades - novas formas de vivências”. Na parte da tarde, após uma sessão musical a cargo do “Quarteto Estillus”, debateu-se o tema “Ser Cristão no séc. XXI - desafios para o Oeste”. Neste painel, para além da partilha das conclusões das sessões temáticas da manhã feitas pelos respetivos relatores, foi possível refletir sobre 4 temas essenciais para melhor compreendermos a complexidade e os desafios das sociedades modernas, designadamente nesta região concreta do Oeste: 1-Educação, 2-Ambiente, Agricultura e Pescas, 3-O papel da autarquia na promoção da cultura e 4-Dimensão social, que contaram com o precioso contributo reflexivo, respetivamente, do Dr. Paulo Almeida, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (Instituto Politécnico de Leiria), do Eng.º Agrónomo Lacerda da Fonseca, do Eng.º Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra e da Dra. Maria Engrácia Leandro, socióloga.
A Eucaristia no encerramento foi presidida pelo assistente diocesano da Ação Católica Rural do Patriarcado de Lisboa, Pe. Joaquim Batalha
Os dois relatores deste Encontro, no final do mesmo, afirmaram o seguinte:
«Ser cristão no séc. XXI implica ser ativo na promoção dos valores da ética, os quais devem estar na base da sua ação quotidiana:
• na espiritualidade coerente com a prática concreta;
• na produção sustentável;
• no consumo consciente;
• na educação que capacite os cidadãos na procura de respostas para os desafios deste tempo;
• na promoção do reforço dos laços familiares que levem à harmonia social, cultural, etc.
• na nossa ação persistente para promover ações positivas para o planeta.
Assim, para além de se organizar anualmente um Encontro de Cristãos do Oeste, recomenda-se que, no próximo ano pastoral, se promova ações com vista a:
1. Celebrar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Casa Comum, proposto pelo Papa Francisco - 1 de setembro -, e promover uma ação comunitária no âmbito da Encíclica sobre o Cuidado da Casa Comum, “LaudatoSI”, também no mês de setembro.
2. Promover ligações com os grupos/instituições existentes no meio local com vista a promover e/ou reforçar as ações pela defesa da Casa Comum.
3. Participar (artigos, entrevistas, etc.) nos órgãos sociais locais e redes sociais com vista à denúncia profética de todas as situações que ferem a dignidade humana bem com as que destroem a nossa Casa Comum.
4. Promover encontros de reflexão sobre temas que desafiam os jovens e/ou que interpelam os homens e as mulheres do nosso tempo.
(Nota à comunicação Social 3 de Junho de 2019)