BOMBARRAL ACOLHEU O ENCONTRO DE CRISTÃOS DO OESTE

No passado dia 2 de junho, realizou-se no Bombarral o Encontro de Cristãos do Oeste, evento anual promovido pela Plataforma Diálogo e Intervenção Social, pela Ação Católica Rural e pela Fundação João XXIII / Núcleo de Diálogo Social, e que nesta edição esteve subordinado ao tema “Ser cristão no séc. XXI - desafios para o Oeste”. Segundo a organização, com esta realização pretendeu-se analisar os “grandes desafios atuais que exigem a participação ativa e empenhada de todos os cristãos, designadamente naquelas áreas da educação e formação, da produção agrícola e alimentação e das novas vivências da espiritualidade”. O encontro, que se realizou ao longo de todo o dia, teve vários momentos, que aconteceram em diversos espaços da vila, como foi o caso do Salão Nobre da Câmara Municipal, do Auditório Municipal, da sede do Círculo de Cultura Musical Bombarralense e do Teatro Eduardo Brazão.

 Cerca de uma centena de participantes, na parte da manhã, debateram em três sessões de trabalho os temas “Educação/Formação – tendências”, “Agricultura e Alimentação - Novos caminhos” e “Espiritualidades - novas formas de vivências”. Na parte da tarde, após uma sessão musical a cargo do “Quarteto Estillus”, debateu-se o tema “Ser Cristão no séc. XXI - desafios para o Oeste”. Neste painel, para além da partilha das conclusões das sessões temáticas da manhã, foi possível refletir sobre quatro temas essenciais para melhor compreendermos a complexidade e os desafios das sociedades modernas: Educação; Ambiente, Agricultura e Pescas; O papel da autarquia na promoção da cultura; e Dimensão social, que contaram com o contributo reflexivo do Dr. Paulo Almeida, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (Instituto Politécnico de Leiria), do Eng.º Agrónomo Lacerda da Fonseca, do Eng.º Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra e da Dra. Maria Engrácia Leandro, socióloga. Este evento mereceu especiais mensagens do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

 “A Ação Católica educou e continua a educar nesse sentido, com o seu método de ‘Ver, julgar e agir’. Ver realmente as coisas; formar um bom juízo sobre elas, perguntando o que faria Jesus nesse caso; agir consequentemente na prática”, disse o Cardeal-Patriarca na sua mensagem.

 “Uma reflexão orientada para a ação e com uma visão integrada do papel do homem e da mulher, em que o respeito pela dignidade humana, mas também pela nossa casa comum, que é o planeta Terra, estão no centro de uma perspetiva de desenvolvimento sustentado”, afirmou o Presidente da República.

 A Eucaristia no encerramento, realizada no Teatro Eduardo Brazão, foi presidida pelo assistente diocesano da Ação Católica Rural do Patriarcado de Lisboa, Pe. Joaquim Batalha.

 No encerramento foi também altura de ouvir Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal, que enalteceu a iniciativa e demonstrou a sua satisfação pelo facto da mesma ter acontecido no Bombarral.

Eduardo Gil de Carvalho

Jornal Região Oeste