ENCONTRO DE CRISTÃOS DO OESTE, CAMINHOS E DESAFIOS
Próximo domingo, dia 18 de Março no auditório da Casa do Oeste
Horário: 9,30 às 17,00
Abertura: mensagem do Sr Patriarca
Inscrição: 10€ inclui almoço
Celebração da Eucaristia às 12,30h                           
"Em 1997, realizou-se o Congresso de Cristãos do Oeste, no Bombarral, Caldas da Rainha e Torres Vedras; nele participaram cerca de 900 pessoas e, na celebração eucarística de encerramento, estiveram cerca de 4000. Os congressistas aprovaram 14 conclusões e várias moções, respeitantes a vários domínios da vida dos cristãos na família, na Igreja e no mundo.
Agora, volvidos mais de 20 anos, vai realizar-se o Encontro de Cristãos do Oeste, aqui na Casa do Oeste, destinado a: comemorar o Congresso; analisar o cumprimento das conclusões; e assumir novos compromissos para o futuro. O Encontro é promovido pela Plataforma de Diálogo e Intervenção Social, integrada pela Ação Católica Rural, Fundação João XIII e Núcleo de Diálogo Social. Muitas conclusões do Congresso não tiveram a sequência esperada; mas sabemos que muitas iniciativas se realizaram nas vidas pessoais e familiares dos participantes, bem como nas suas comunidades e movimentos - em especial na Ação Católica - e também no desenvolvimento das suas terras. Espera-se agora que o novo impulso, proveniente do Encontro do dia 18, dê origem a ações mais articuladas e mais consistentes na construção do nosso futuro coletivo, pensando especialmente nas gerações mais novas. A comunidade paroquial de Ribamar, onde se situam as entidades promotoras do Encontro, também é convidada a participar: ou através de inscrições individuais; ou mediante a reflexão pessoal, familiar e em grupo. Para esta reflexão, talvez se recomendem as seguintes perguntas: 1ª. O que é que os membros da  minha famíllia têm feito para a solução dos problemas sociais na nossa freguesia? (Entre esses problemas podem realçar-se: a pobreza, os baixos salários, a doença ou deficiência graves, a toxicodependência, a marginalidade...); 2ª. Que compromissos estão eles disponíveis para assumir em ordem ao futuro? 3ª. Que é que pode ser feito na nossa freguesia para que, a pouco e pouco, não existam situações graves de pobreza, seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs (cf. At. 4, 32).
O compromisso na solução dos problemas sociais e no desenvolvimento humano integral constitui um ponto fundamental da vocação dos leigos na santificação do mundo. Existem, naturalmente, outras responsabilidades para esta santificação; e existem responsabilidades no interior da Igreja e de natureza estritamente religiosa, que vêm sendo consideradas no âmbito da vida eclesial. Aqui e agora, justifica-se realçar a questão dos problemas sociais, dada a sua gravidade e também porque aí se cumpre o mandamento «amarás o próximo como a ti mesmo» (Mc. 31). "              
Acácio Catarino