ACREDITAR SEM TER VISTO

ELE NÃO ESTÁ AQUI. RESSUSCITOU

Cristo ressuscitou! É o pregão destes dias da Páscoa… E felizes os que acreditam sem terem visto!
Mas a Páscoa é um apelo a olhar para Jesus que nasceu em Belém e cresceu em Nazaré. Dedica a sua vida a fazer o bem. Ensina-nos a viver como irmãos e a construir um mundo melhor, mais justo e solidário. Por causa das incompreensões e invejas dos seus contemporâneos, é julgado e condenado à morte. Entrega a sua vida voluntariamente e assim aproxima a humanidade e dá-nos a vida eterna. Deus o Pai de Jesus, aceita a sua entrega de amor e devolve-lhe a vida, ressuscita-O. É com esta certeza que apregoamos: Cristo Ressuscitou!... e celebramos a Páscoa, a sua passagem da morte à vida.
Os apóstolos foram as testemunhas da ressurreição de Jesus. Eles puderam ver o ressuscitado e por isso acreditaram. Caso típico é Tomé. Nós não temos esse privilégio. Nós somos felizes se acreditamos sem ter visto. Mas para que isso seja possível, os apóstolos deixaram-nos os evangelhos (Jo, 30-31). A participação na fé dos apóstolos nos dá a possibilidade de «amar Cristo sem tê-lo visto» e de «acreditar n’Ele (como Senhor e fonte da nossa glória futura) embora ainda não O vejamos» (1Pe1,3-9). Acreditamos também na comunidade que, nessa fé, os apóstolos fundaram: comunidade de oração e de vida, envolvidos na comemoração de Cristo na «fração do Pão» e na comunhão de bens, repartindo em si. Pois para ser fiel a Cristo não basta rezar e celebrar; é preciso fazer o que Ele fez: repartir a vida com os irmãos. Nós acreditamos na Fé dos Apóstolos e da Igreja que eles nos deixaram. Assim a nossa Fé não é uma coisa privada. É apostólica e eclesial.
A Fé dos apóstolos exige de nós que acreditemos no seu testemunho sobre Jesus morto e ressuscitado ou seja que adiramos à mesma Fé. Exige também que pratiquemos a vida de comunhão fraterna na comunidade eclesial, que brotou da sua pregação. 

FELIZ  PÁSCOA !!!
JESUS RESSUSCITA PARA NOSSA SALVAÇÃO
 
Pe.  Batalha