JANTAR DE NATAL E ASSEMBLEIA DE FUNDADORES



No sábado dia 7 dezembro 2109, realizou-se mais uma Assembleia de Fundadores da Fundação João XXIII/ Casa do Oeste na qual foi efetuada a admissão de mais doze membros fundadores a apresentação do novo Conselho de Administração por 4 anos.

É ainda de sendo de destacar e a realização de uma homenagem ao Pe. Batalha, por proposta do Conselho de Administração, através da atribuição do seu nome a um dos espaços mais emblemáticos da Casa e com mais herança da sua obra material, traduzida em milhares de textos escritos e organizados por si e arquivados no Centro de Documentação. Assim este espaço passará a denominar-se: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO PE BATALHA.

Desta decisão foi dado conhecimento público no Conselho de Fundadores e, a pós a celebração da eucaristia, todos foram convidados a descerrar a placa com a respetiva designação. O NOSSO OBRIGADO PADRE BATALHA.

Importa assinalar que a eucaristia foi amplamente participada pois contou com a presença de amigos e familiares de 50 fundadores falecidos, pois a celebração foi em sua memória.

De seguida realizou-se o Jantar de Natal, que contou com a presença de cerca de 120 convivas, que saborearam um delicioso prato de peru assado a lenha, acompanhado com arroz de passas, migas e batata doce assada.

A animação da noite teve duas convidadas especiais, a Isaura Feteira, responsável pela declamação de poemas alusivos ao Natal, e a Mónica Severino, que nos brindou com diversos fados que encheram a sala e coração de todos.

A sala encontrava-se maravilhosamente decorada pelos voluntários das 3ª feiras que desta feita prepararam também duas mesas com objetos do Pé de Meia que quem quis pôde adquirir e levar para presentes de Natal.

Ficamos com a boca saborosa com as filhoses e bolo rei e a vontade de para o ano voltar!



REUNIÃO DO CONSELHO DE FUNDADORES
Nesta assembleia foram apreciados o Plano de Atividades e Orçamento para 2020 merecendo da parte dos presentes o apoio por unanimidade e a congratulação pela dinâmica que tem sido e continua a ser implementada na gestão da Fundação.
Dada a característica desta instituição cuja sustentabilidade assenta, na sua grande maioria, no apoio  pecuniário,  serviço voluntário e comunitário, dos seus amigos e fundadores,  está consignado nos seus estatutos que à lista inicial de fundadores se possam, ao longo dos tempos, juntar novos elementos e assim assegurar a vitalidade da Instituição.
Nesta assembleia subscreveram a sua admissão e foram integrados 12 novos fundadores, a saber: Ana Cristina de Paiva Tabarra Santos, Pedro Manuel Botto e Sousa Quintans, Maria da Conceição Tomás Henriques, Joaquim Domingos Peralta, Maria Alda dos Santos Vicente, Maria José Henriques Santos, Maria Isabel Santos Rodrigues, Maria Celina do Patrocinio Luis Rato, Jaime Martins Bento, Patricia Isabel Fernandes Marreiros Alexandre, Maria Engrácia Leandro, Domingos António da Silva Franco Antunes.
Na Celebração da Eucaristia, que se seguiu, foram nomeados 50 fundadores já falecidos estando presentes muitos dos seus familiares.
NOVOS CORPOS SOCIAIS
A proposta de lista para os órgãos sociais da Fundação, para o quadriénio 2020,21,22 e 23, foi  apresentada ao Conselho de Fundadores  que aprovou o seu envio para nomeação do  Sr Patriarca, a saber:
 Conselho de Administração: Presidente – Pe. Joaquim Luis Batalha; Vice-presidente – Luis Gonzaga Nunes;  Secretário – David Nunes Rosa Gamboa; Tesoureiro – Maria Leonor Franco Batalha;  Vogal – Pedro Manuel Botto e Sousa Quintãs; Vogal –Ana Paula Campos Reis Cascais; Vogal – Ana Cristina de Paiva Tabarra Santos
Conselho Fiscal: Presidente – José Oliveira Guia; Secretário – Manuel Filipe Tomé Azenha; Vogal – António Calado André
Conselho de Fundadores: Presidente – António Ferreira Ludovino; Secretário – Maria José Henriques dos Santos; Vogal – Jacinto Duarte Filipe
HOMENAGEM AO Pe BATALHA
No final do Conselho de Fundadores foi prestada homenagem ao Pe Batalha tendo sido lida a mensagem do Conselho de Administração, que se segue:
“A Casa do Oeste celebra este ano 45 anos da sua inauguração…no entanto a concretização do seu projeto e construção iniciou-se, como sabemos, vários anos antes.
“Sonhada por alguns, construída por muitos, para o serviço de todos” este é o seu lema que está inscrito nas lápides do edifício mas sobretudo no coração de todos os que vão contribuindo para a sua concretização.
É indiscutível e de total conhecimento e reconhecimento por parte de todos nós que uma figura central de todo este processo é o nosso amigo Pe. Batalha: pela sua dedicação e  entrega a este projeto, pela sua  visão estratégica e de missão pastoral, pela palavra amiga e sorriso de esperança, pela persistência e força lutadora nos momentos mais difíceis… assim se construiu uma Casa que mais do que Casa é uma COMUNIDADE… comunidade de fraternidade, de serviço, de enviados em missão, de IGREJA…
Ao Pe Batalha a homenagem e o OBRIGADO de todos os que SE SENTEM BEM nesta CASA DO OESTE.
O Conselho de Administração decidiu (na ausência do visado, claro) traduzir  esta homenagem atribuindo o seu nome a um dos espaços mais emblemáticos da Casa e com mais herança da sua obra material, traduzida em milhares de textos escritos e organizados por si e arquivados no Centro de Documentação.
Assim este espaço passará a denominar-se: CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO PE BATALHA.
Desta decisão damos conhecimento publico no Conselho de Fundadores e convidamos todos a descerrar a placa com a respetiva designação.
O NOSSO OBRIGADO PADRE BATALHA.  Ribamar, 7 de dezembro de 2019”