COOPERATIVA ESCOLAR SÃO JOSÉ INAUGURA NOVO EDIFÍCIO

 18 SALAS DE AULAS E UM BLOCO ADMINISTRATIVO



Transcrevemos, com a devida vénia, parte da notícia (e fotos) do Blog guineense http://notabanca.blogspot.com sobre a inauguração de novas instalações da Cooperativa Escolar de S. José, um dos projetos que é apoiado, desde a 1ª hora, pela Fundação João XXIII-Casa do Oeste.

“A Direção da Cooperativa Escolar São José já dispõe de um novo edifício escolar construído de raiz com dois pisos, dezoito salas de aulas, sala de professores e um bloco administrativo.

Trata-se da escola “São José de Mindará”, que já teve paredes de bambu coberto de palha e iniciou as aulas em 1987. Hoje, completamente renovada…

A Cooperativa Escolar São José é uma instituição do ensino privado que harmoniza  três centros escolares, nomeadamente: Mindará, Jericó e Cuntum, e, leciona de pré-escolar (jardim infantil) à 12º ano de escolaridade.

A cerimónia da inauguração do edifício foi realizada no passado dia11 e contou com a presença do representante do ministério da Educação Nacional, Voluntários da Fundação João XXIII de Portugal entre outros parceiros da escola.

No ato, o diretor da escola, Prof. Raul Daniel, afirmou que, o referido edifício “não passa de um lugar de educar, ensinar e apreender.”  Pelo que, esclareceu, “o sistema Educativo, o ensino e a aprendizagem, não dependem de um lugar luxuoso, pobre, países mais ricos ou menos ricos, mais sim, a ambição de querer aprender e ser perseverante em busca dos conhecimentos seja aonde for.”

No seu discurso referiu ainda:” no folheto historial da Escola, deixamos bem explicita a ideia e o objetivo de surgimento de escola primaria São José de Mindara em 1987, foi de acolher as crianças em idade escolar e sem matriculas nas escolas públicas outrora insuficiente para o atendimento de todas as crianças em idade escolar.

Esta realidade está bem patente ainda hoje nas nossas tabancas e quase em todas as Regiões.  Vimos tabancas com centenas de crianças sem salas de aulas, sem os professores.

Por outro lado, vimos muitas crianças que são obrigadas a deslocar e percorrer vários quilômetros a pé a procura de uma sala de aula com professor.

A Cooperativa Escolar São José, desejava   continuar a fazer face a esta situação e cumprir com os objetivos inicialmente traçados, mas  com as  limitações financeiros, não seria fácil. Optou então, com a sua equipa Técnica pedagógica, por apoiar as iniciativas comunitárias. Os Jovens voluntários das escolas comunitárias, são assistidos pela Cooperativa com seminário de formação e o seguimento no terreno através das comissões de estudos intensivos aos sábados, e são apoiados também nas avaliações e exames finais.”

Na inauguração esteve presente um grupo de voluntários da Fundação, entre os quais, o Pe Batalha que presidiu á celebração da Eucaristia tendo-se seguido a bênção do edifício.