CAMINHADA COM RECOLHA DE LIXO
DOMINGO, DIA 9 DE SETEMBRO
Amigo (a)
 
Sabias que o Papa Francisco, em 2015 (ano do lançamento da Encíclica "Laudato Si" - sobre o Cuidado da Casa Comum)   instituiu o dia 1 de  Setembro - “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”  para a  Igreja Católica.
Motivados por esta celebração os grupos da Ação Católica Rural da zona de Mafra decidiram realizar uma ação de sensibilização para o cuidado da nossa Casa Comum - uma CAMINHADA COM RECOLHA DE LIXO no DIA 9 de SETEMBRO- PARTINDO DE SANTO ISIDORO .
Vê programa e inscreve-te. DIVULGA PELOS AMIGOS!
 Dina Franco  e  Pe  Batalha
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quarto Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 
“Celebra-se, no dia 1 de setembro de 2018, o quarto Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco em 15 de setembro de 2015, um evento que tem caráter ecuménico por ser comemorado com a Igreja Ortodoxa.
Segundo Francisco, o objetivo do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é proporcionar aos fiéis e às comunidades eclesiais a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação; esta data é uma ocasião para elevarmos a Deus um hino de ação de graças pela sua obra maravilhosa que confiou aos nossos cuidados, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”.
«Como cristãos, diz o Papa, queremos oferecer a nossa contribuição para superar a crise ecológica que a humanidade vive. Por isso, devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação.
Francisco recorda que a “crise ecológica impele a uma profunda conversão espiritual” e frisa que “os cristãos são chamados a uma conversão ecológica”. Assim, o Santo Padre compartilha as preocupações do Patriarca Ecuménico, Bartolomeu I, sobre o cuidado e o futuro da criação.
Neste contexto ecuménico, o Papa expressa o seu desejo de que esta iniciativa possa envolver outras Igrejas e comunidades eclesiais e celebrar o evento em sintonia com o Conselho Mundial de Igrejas.
Em “Laudato si”, Francisco recorda que a terra “pode ser comparada a uma irmã, com quem partilhamos a existência, e a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços”. Mas, frisa o Papa, sabemos que a terra está a ser maltratada e saqueada e os seus gemidos unem-se aos clamores de todos os abandonados do mundo.
Por isso, o Santo Padre convida-nos a ouvir esses gemidos e clamores, e exorta-nos a uma “conversão ecológica”, ou seja, a “mudar de rumo”, assumindo a responsabilidade e o compromisso do “cuidado da casa comum”, a Criação.
O Planeta pertence-nos, conclui a Encíclica e, portanto, devemos defender a natureza e agir com responsabilidade na preservação dos seus recursos, que vão para além do papel dos ecologistas. Esta também é missão da Igreja!” 
(Plataforma de Diálogo Social – ACR | Fundação João XXIII | Núcleo de Diálogo Social)
ECO em Marcha
Motivados pela celebração do “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” - 1 de setembro, os participantes no Encontro de Cristãos do Oeste realizado a 18 de março 2018, na Casa do Oeste, decidiram realizar uma atividade (nesse dia ou um outro mais adequado à comunidade) para sensibilização das pessoas sobre as problemáticas ambientais e o seu reflexo na vida do ser humano.
A ideia base é promover alguns momentos de reflexão sobre o nosso papel de cristãos e/ou de cidadãos na promoção de uma Ecologia integral - uma ecologia que é ambiental, mas é também humana e social.
É urgente tomar consciência das nossas atitudes e pôr em prática novos hábitos de "cuidado" e preservação de todos os seres.
Alguns grupos da Ação Católica Rural estão já a preparar nas suas zonas esta ação. Seria importante que outros grupos, associações, … promovessem esta iniciativa… por isso, divulgamos estas propostas que poderão ajudar a organizar esta atividade na sua comunidade.
 
Sugestões para celebrar o dia
"Dia pelo Cuidado da Criação" 
Ø  Caminhada com momentos de reflexão sobre a Encíclica Laudato Si’
Ø  Caminhada com recolha de lixo numa praia ou outro espaço;
Ø  Jogo de pista alusiva às questões dos resíduos;
Ø  Despiste de locais com "lixos" acumulados, espaços degradados, e informar entidades competentes
Ø  Alerta para certos gestos de poupança e mudança de hábitos através das redes sociais (facebook, instagram, tweet,…)
Ø  Noite de Oração/Reflexão na Igreja Paroquial
Ø  (…)
 
Oração pela Criação

Nós Vos louvamos, Pai,
com todas as vossas criaturas,
que saíram da vossa mão poderosa.
São vossas e estão repletas da vossa presença
e da vossa ternura. Louvado sejais!

Filho de Deus, Jesus,
por Vós foram criadas todas as coisas.
Fostes formado no seio materno de Maria,
fizestes-Vos parte desta terra,
e contemplastes este mundo com olhos humanos.
Hoje estais vivo em cada criatura
com a vossa glória de ressuscitado. Louvado sejais!

Espírito Santo, que, com a vossa luz,
guiais este mundo para o amor do Pai
e acompanhais o gemido da criação,
Vós viveis também nos nossos corações
a fim de nos impelir para o bem. Louvado sejais!

Senhor Deus, Uno e Trino,
comunidade estupenda de amor infinito,
ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo,
onde tudo nos fala de Vós.
Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão
por cada ser que criastes.
Dai-nos a graça de nos sentirmos
intimamente unidos a tudo o que existe.

Deus de amor,
mostrai-nos o nosso lugar neste mundo
como instrumentos do vosso carinho
por todos os seres desta terra,
porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.

Iluminai os donos do poder e do dinheiro
para que não caiam no pecado da indiferença,
amem o bem comum, promovam os fracos,
e cuidem deste mundo que habitamos.
Os pobres e a terra estão bradando:
Senhor, tomai-nos
sob o vosso poder e a vossa luz,
para proteger cada vida,
para preparar um futuro melhor,
para que venha o vosso Reino
de justiça, paz, amor e beleza.
Louvado sejais! Amen.