Festa da Família Rural na Casa do Oeste

Realizou-se no dia 20 de Maio passado a Festa da Família Rural na Casa do Oeste.

Pegando no tema central desta festa – O papel da família na educação para a ecologia integral – o ambiente foi de alegria, partilha e cooperação e o sentimento de reconhecimento pela família alargada que somos. Todos participaram, uns ajudando na preparação da celebração eucarística, outros nas vendas de produtos hortícolas, outros no bazar, outros na quermesse, outros assegurando que a participação dos grupos se processava harmoniosamente. E, antes de todas estas atividades, é de destacar o trabalho da equipa, que nos bastidores e antecipadamente, organizou o evento.
Uma festa de reflexão e de partilha de conhecimentos, na senda do aprofundamento e aplicação concreta da mensagem de Jesus, focando a família que é, por excelência, a principal escola e meio de transmissão dessa mensagem de Amor.
Citando a Exortação Apostólica "Amoris Laetitia" do Papa Francisco : "A Família é o âmbito da socialização primária, porque é o primeiro lugar onde se aprende a relacionar com o outro" , a Casa do Oeste regozija-se de poder proporcionar esta reflexão e celebração.
Pelas 9:00 horas da manhã começaram a chegar os participantes e pelas 10.00 horas, um considerável grupo de pessoas, ouviam com muito interesse a Filomena Almeida falar sobre  a importância e necessidade urgente de “famílias de acolhimento de crianças Guineenses que vêm a Portugal para tratamento médico, no Hospital de Coimbra”. Com o trabalho que tem sido desenvolvido junto da equipa médica do Hospital Pediátrico de Coimbra o número de crianças que vêm receber tratamento  está a aumentar exponencialmente e é necessário ter famílias que recebam e acompanhem as crianças enquanto duram os tratamentos.
Às 11:30 horas foi celebrada Missa presidida pelo Padre Batalha e seguida da Benção dos Campos. Os cânticos estiveram a cargo de um grupo de jovens da JARC dirigidos pela Sofia Ramos.
Eram já quase 2 horas da tarde, quando se iniciou o almoço convívio. Casa cheia e uma bela ementa confecionada pela equipa da cozinha.
Pelas 15:00 horas iniciou-se a Tarde Cultural – Teatro, Canto e Animação Cultural com a participação dos vários grupos da ACR que assumiram a apresentação de temas específicos. Estas participações foram enriquecidas com a intervenção musical de diversos jovens, nomeadamente do Valter com a gaita de foles, do Ruben com a sua bela voz acompanhada à viola e a abrir a apresentação do grupo da Salgueirinha, uma bela interpretação  da canção "A vida Toda" de Carolina Deslandes, pela Madalena e Susana.
Os grupos apresentaram os seus temas:
1. Grupo da Salgueirinha - Tema: "Família é um grupo humano formado por individuos com a ancestralidade em comum e/ ou ligados por laços afetivos e que geralmente vivem na mesma casa"
2. Grupo Caminhada – Tema: "Isolamento, Eutanásia e Desigualdades  Sociais"
3. Grupo de St. Isidoro – Tema: "Os dez Mandamentos da Ecologia"
4. Grupo de Ribamar – Tema: Adaptação Bíblica "A Samaritana"
5. Grupo dos Cabelos Brancos – Tema: "Somos uma Grande Família Solidária"
6. Grupo de Caldas da Rainha – Tema: "Vemos... Ouvimos e Lemos... Não podemos ignorar..."
7. Grupo da Lourinhã – Tema: "Cura o Mundo"
A par com estas apresentações, foram-se desenrolando as outras atividades de mostra e venda de produtos agrícolas da região; venda de filhoses, compotas, bolos; quermesse, bazar e livraria solidária.
O convívio e todas estas atividades, prolongaram-se até por volta das 18.00 horas.
Foi um dia em cheio, alegre e proveitoso.
Refira-se que, este ano, tivemos connosco um grupo de 65 pessoas de uma associação de reformados de Vila Franca de Xira que, integrado num programa de reconhecimento da região, nos presentearam com a sua agradável presença ao almoço e visita às instalações da Casa do Oeste.
Alda Vicente