FESTA DE NATAL DA CASA DO OESTE
CONSELHO DE FUNDADORES

No dia 9 de dezembro, como estava previsto e amplamente divulgado, ocorreram duas atividades na Casa do Oeste de grande significado para os fundadores, amigos e familiares: o Conselho de Fundadores e o Jantar/Festa de Natal.
O CONSELHO DE FUNDADORES, assembleia importante na estrutura da Instituição, que tem como competências designar as listas dos órgãos da Instituição a apresentar para nomeação ao Ordinário Diocesano, bem como pronunciar-se sobre todos os assuntos que o Conselho de Administração entenda submeter à sua apreciação, nomeadamente, o programa de atividades e o orçamento para o exercício seguinte, o relatório e contas de gerência do ano findo e ainda apreciar e votar qualquer iniciativa ou proposta apresentada pelos Fundadores. (Estatutos art.º 28).
Foram apresentados pelo Conselho de Administração,  nesta assembleia, o Plano de Atividades e Orçamento para 2018, que depois de apreciado, mereceu voto favorável de todos os presentes, cerca de 30 fundadores.
Foi ainda apresentado pelo Conselho de Administração para  início de discussão e debate uma iniciativa de repensar o futuro da Casa do Oeste para 10/20 anos:  novas  ideias, projetos, e quais os públicos.
Algumas das questões levantadas:
 1 -Sobre a Fundação: a sua recolocação legal  junto do Patriarcado, a sua função como IPSS, outras competências a estudar?
2 -sobre o edifício:  o que mais pode ser feito? o que pode ser melhorado?
3- sobre novas áreas de atuação: que valências ( locais, regionais, diocesanas, etc? 
4 – sobre a sua visibilidade? ligação exterior à comunidade civil; à Diocese a outras dioceses, a outros movimentos.
Este tema será objeto de novas sessões de trabalho e terá a apresentação de uma proposta concreta no próximo Conselho de Fundadores que se realizará em março de 2018.
Depois da celebração da EUCARISTIA presidida pelo Pe Batalha e muito participada pelos presentes que encheram a Capela da Casa do Oeste realizou-se o tradicional JANTAR  FESTIVO DA ÉPOCA NATALICIA.
Participaram no JANTAR um numeroso grupo de amigos da Casa do Oeste, um total de 115 pessoas, que, em alegre convívio, saborearam uma belíssima ementa (caldeirada de borrego e perú assado no forno) para além de outras iguarias.
Durante o jantar o Grupo musical “Amigos d´Esse”  (grupo vindo de Lisboa e constituído por 8 jovens e adultos com as suas vozes, guitarras e piano) encantaram os presentes com um belíssimo concerto de canções de sabor a natal, que mereceu um fortíssimo aplauso.
Num gesto de reconhecimento pelo zelo e dedicação, o Conselho de Administração, entregou uma prenda simbólica às 4 trabalhadoras que asseguram o funcionamento da Casa ao longo do ano.
A todos os participantes nesta FESTA, ao grupo musical presente, às funcionárias da Casa, aos voluntários que ao longo do ano (e nesta quadra) mantêm e adornam a Casa, a todos os AMIGOS que contribuem com o seu estimulo e apoio  que esta CASA DO OESTE cumpra a sua missão um MUITO OBRIGADO. (AL)