HOMENAGEM AO ENGº AMADO  SILVA

Na próxima 6ª feira,  dia 24 de Novembro, vai realizar-se em Caldas da Rainha, uma homenagem ao Engº Amado, que faleceu há 10 anos, mas a sua obra e dedicação, continua ainda bem presente na memória de muitos agricultores do oeste, nomeadamente em muitos militantes da Ação Católica Rural, que participaram em diversas atividades de formação por si orientadas.

Esta homenagem é uma oportunidade para realçar a importância  e a atualidade de muitos dos seus trabalhos, nomeadamente na fruticultura, bem como  a forma de estar presente junto dos agricultores, atitudes a que importa hoje realçar e dar continuidade.

A AÇÃO CATÓLICA RURAL ASSOCIA-SE À HOMENAGEM

“Passam neste mês de Novembro dez anos sobre o falecimento do engº Amado. Um grupo de amigos e algumas organizações levam a cabo umas jornadas técnicas e um jantar em homenagem ao homem e ao técnico de fruticultura que foi o Amado.
            Também nós, ACR nos associamos a esta homenagem. No final dos anos 70, a ACR decidiu promover por algumas aldeias do Oeste, concelhos do Bombarral e Lourinhã ações de formação agrícola. Esta formação, que decorria numa manhã ou numa tarde durante um dia por semana, dividia-se em duas partes. Na primeira, a cargo da ACR divulgava-se a Mater et Magistra do bom papa João XXIII, nos capítulos em que se abordava a agricultura e sobretudo o associativismo e a cooperação. A outra parte sobre técnicas agrícolas nos sectores da horticultura, fruticultura e vinha. Na fruticultura logo se encontrou no engº Amado e outros, um grande entusiasmo nestas ações de formação que se desenvolveram durante um ano desde as podas até à colheita. Foi um técnico que sempre se colocou ao lado dos agricultores, com uma simplicidade cativante que sabia ouvir a experiência dos agricultores e lhes transmitir os seus conhecimentos ajudando-os a melhorar as suas culturas frutícolas. Deixou junto destes agricultores uma grande amizade e da parte destes uma grande admiração pelo homem e pelo técnico.”

Luis Gonzaga Nunes