ENCONTRO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
  "IGREJA EM SAÍDA - UM COMPROMISSO PESSOAL COM VISTA A UMA ECOLOGIA INTEGRAL"
 
 
A Ação Católica Rural convida-te a vir à Casa do Oeste no dia 5 de Março iniciar de uma forma mais profunda a caminhada Quaresmal.
Queremos rezar a Vida, a nossa vida, de modo a sermos capazes de encontrar maneira de sermos uma "Igreja em saída" que sai ao encontro dos mais pobres e que ajuda a dar passos rumo a uma Ecologia Integral.
PROGRAMA:
9H 15 – Acolhimento
9H30 – Desenvolvimento da temática:
 Igreja em saída - um compromisso pessoal rumo a uma ecologia integral"
  Animador: Padre Joaquim Domingues (Missionário)
13h – Almoço
14. 30- Plenário e conclusões
17h- Eucaristia
Aproximamo-nos, rapidamente, da realização do Encontro de Aprofundamento da Fé (5  de Março de 2017) é pois necessário prepará-lo quer individualmente quer em grupo.
Tendo em linha de conta o lema que abraçámos na última Assembleia Diocesana "A família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral” propomo-nos neste encontro aprofundar a seguinte temática: "IGREJA EM SAÍDA - UM COMPROMISSO PESSOAL COM VISTA A UMA ECOLOGIA INTEGRAL"
Durante o percurso que fizemos participando na preparação do Sínodo Diocesano, e refletindo na palavra do papa Francisco na Exortação Apostólica, “A alegria do Evangelho”, tomámos uma maior consciência de como é urgente sermos capazes de fazer uma leitura crente e ativa da realidade que vivemos. Crente porque acreditamos que Jesus caminha connosco, ativa porque confiamos que é possível agir para a mudança.
Queremos ser a "Igreja em saída" a que o Papa tanto nos exorta; queremos também trabalhar por uma "ECOLOGIA INTEGRAL" apelo que o  Papa Francisco faz a todos, na   Encíclica Laudato Si.
A preparação do encontro e o Encontro em si serão uma primeira etapa deste refletir/agir nesta questão: ECOLOGIA INTEGRAL.
Questões para reflexão:
1 - Ver/Julgar - Identificar no nosso contexto de vida (familiar, paroquial/comunidade, trabalho, problemas sociais, problemas ambientais...) situações que requerem a presença de "uma Igreja em saída".
2- Agir - Que compromissos devemos assumir individualmente ou em grupo face a essas situações?

 «20. Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: «Vai; Eu te envio» (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). A Jeremias disse: «Irás aonde Eu te enviar» (Jr 1, 7). Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.   (Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho” do Papa Francisco).

209. A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa de traduzir-se em novos hábitos. Muitos estão cientes de que não basta o progresso atual e a mera acumulação de objetos ou prazeres para dar sentido e alegria ao coração humano, mas não se sentem capazes de renunciar àquilo que o mercado lhes oferece. Nos países que deveriam realizar as maiores mudanças nos hábitos de consumo, os jovens têm uma nova sensibilidade ecológica e um espírito generoso, e alguns deles lutam admiravelmente pela defesa do meio ambiente, mas cresceram num contexto de altíssimo consumo e bem-estar que torna difícil a maturação doutros hábitos. Por isso, estamos perante um desafio educativo. (Laudato si- Papa Francisco).