FÉRIAS SOLIDÁRIAS NA GUINÉ-BISSAU

A Fundação João XXIII enviou, mais um Grupo de voluntários em Missão à Guiné, no dia 17 de Agosto, constituído por 6 mulheres e 4 homens, onde permanecerão até 3 de Setembro. O mais velho tem 73 anos e 20 o mais novo.

Há vinte anos que nasceu a nossa Solidariedade com a Guiné/Bissau (um dos elementos deste grupo, o Jacinto Filipe, está a fazer a sua 20ª missão).
A solidariedade tem a ver com os direitos fundamentais de toda a pessoa humana, particularmente dos mais indefesos.
A nossa solidariedade passa pelas “Férias Solidárias”, envolvendo sempre a Solidariedade de muitos que, sem se deslocarem, vão lá, partilhando o seu coração, com a sua doação, com partilha de dinheiro e outros bens.

No passado dia 23 de Julho partiu um Contentor recheado com materiais de construção, materiais escolares diversos, roupas e calçado, muitos medicamentos e materiais de enfermagem, um motor, uma camioneta, etc...
Desta vez vamos criar a Delegação da Fundação João XXIII/Casa do Oeste, em Bissau/Ondame para agilizar os nossos apoios aos projectos de desenvolvimento.

“Temos como objectivo exclusivo oficializar, enquadrar, agiliza, a cooperação que cada vez mais vai ganhando forma ao serviço das populações mais carenciadas da Guiné/Bissau, apoiando iniciativas nas áreas do ensino/educação, da saúde, do apoio social, do desenvolvimento local e agrícola”.
Lembro os principais projectos que temos vindo a apoiar: Cooperativa Escolar de S. José, em Bissau, Clínica do Bom Samaritano, Biblioteca e  Rádio Regional , em Ondame, Centro Comunitário, em Bissá e Cooperativa de Jovens Quadros Agrícolas, em Cachung.

P. Joaquim Batalha (um dos elementos do Grupo em Missão)