FÉRIAS SOLIDÁRIAS NA GUINÉ-BISSAU

A Fundação João XXIII enviou, mais um Grupo de voluntários em Missão à Guiné, no dia 17 de Agosto, constituído por 6 mulheres e 4 homens, onde permanecerão até 3 de Setembro. O mais velho tem 73 anos e 20 o mais novo.

Há vinte anos que nasceu a nossa Solidariedade com a Guiné/Bissau (um dos elementos deste grupo, o Jacinto Filipe, está a fazer a sua 20ª missão).
A solidariedade tem a ver com os direitos fundamentais de toda a pessoa humana, particularmente dos mais indefesos.
A nossa solidariedade passa pelas “Férias Solidárias”, envolvendo sempre a Solidariedade de muitos que, sem se deslocarem, vão lá, partilhando o seu coração, com a sua doação, com partilha de dinheiro e outros bens.

No passado dia 23 de Julho partiu um Contentor recheado com materiais de construção, materiais escolares diversos, roupas e calçado, muitos medicamentos e materiais de enfermagem, um motor, uma camioneta, etc...
Desta vez vamos criar a Delegação da Fundação João XXIII/Casa do Oeste, em Bissau/Ondame para agilizar os nossos apoios aos projectos de desenvolvimento.

“Temos como objectivo exclusivo oficializar, enquadrar, agiliza, a cooperação que cada vez mais vai ganhando forma ao serviço das populações mais carenciadas da Guiné/Bissau, apoiando iniciativas nas áreas do ensino/educação, da saúde, do apoio social, do desenvolvimento local e agrícola”.
Lembro os principais projectos que temos vindo a apoiar: Cooperativa Escolar de S. José, em Bissau, Clínica do Bom Samaritano, Biblioteca e  Rádio Regional , em Ondame, Centro Comunitário, em Bissá e Cooperativa de Jovens Quadros Agrícolas, em Cachung.

P. Joaquim Batalha (um dos elementos do Grupo em Missão)


CRISE É MOTIVO DE MUDANÇA

“Sê tu a mudança que queres ver no mundo” (Gandhi)

Decorreu de 1 a 5 de Agosto, com grande animação, mais uma Semana de Estudos na Casa do Oeste, com a participação de 35 pessoas, desta feita subordinada ao tema: O meu papel na mudança.
















Transcrevemos com adaptação o registo de Teresa Almeida no seu blog:  http://saberesdatiti.blogspot.com
 “Logo no primeiro dia foi fantástico tanto no que respeita ao reencontro com velhos amigos como no acolhimento aos que vinham de novo...
A CASA DO OESTE tem destas coisas faz-nos sentir em casa...As apresentações e o serão predispuseram-nos logo para a colaboração...boa disposição... e criatividade.
Nos 2 dias seguintes fomos convidados a olhar a nossa volta e pôr mãos á obra usando todas as nossas capacidades e os meios que a sociedade ou os apoios do governo põem à nossa disposição usando toda a criatividade para o serviço dos que mais precisam. Para isso tivemos a colaboração do José Manuel Paz e do Brandão Guedes.
A visita ao Centro Social e Comunitário do Landal deu-nos a oportunidades de vermos in loco o que se pode fazer para mudar o que nos rodeia e a pô-lo ao serviço dos outros,  para  bem dos que nos rodeiam.
As refeições foram muito gostosas... praia ali mesmo á espera... tudo para uns bons dias de reflexão e de férias...
As crianças foram animadas por jovens que tão bem os souberam cativar e entusiasmar e estiveram sempre participativas tanto nos serões como nos momentos de oração... A certeza de que o futuro está nas suas mãos.
O jornal do dia foi motivo de muito boa disposição e alegria... foi um reforçar do espírito critico e observador de antigamente e mote para umas boas gargalhadas.
Os momentos de oração... e a Celebração da Eucaristia do ultimo dia... ajudaram-nos a aprofundar os temas propostos... para que nos possamos decidir a pôr em pratica os desafios que nos esperam.

CRISE É MOTIVO DE MUDANÇA

A crise na sociedade
se queremos ver a verdade
é um sinal de mudança
Ao TRABALHO dar VALOR
Aos IRMÂOS dar mais AMOR
À VIDA dar mais ESPERANÇA

É SERVIR sem SERVIDÂO
É GANHAR sem AMBIÇÂO
É dar OPORTUNIDADES
É TRABALHO que produz
É CAMINHO que conduz
Á PAZ nas comunidades

Esta crise em que vivemos
fomos nós que a fizemos
pelo menos «consentimos»
embarcando em consumismos
e buscando comodismos
...foi abismo em que caímos..

Para arrepiar caminho
e mudar nosso destino
temos de nos convencer
gastar menos... criar mais ...
acertar os ideais
para a crise vencer …”