Foi em ambiente de grande alegria e convívio que durante todo o fim-de-semana, 11 e 12 de Junho, celebrámos a Solidariedade com o povo da Guiné - Bissau e a Festa da Família Rural.
A Casa do Oeste (Fundação João XXIII) que nasceu e cresceu do sonho dos militantes dos Movimentos Rurais da Acção Católica é hoje uma grande Instituição com projecção, não apenas na Diocese de Lisboa, mas em todo o país e também a nível internacional, sobretudo na Guiné, fruto dos projectos de Solidariedade que tem vindo a apoiar e onde, em Agosto próximo, será criada uma Delegação.
Mais uma vez a Festa Anual foi um ponto de Encontro de muitos que têm vivenciado estas experiências…novos e velhos…. Alguns que vieram mais uma vez, repetindo um gesto de há muitos anos, outros que participaram pela primeira vez, trazidos pelo convite de amigos ou familiares.
No final da Celebração foram benzidos os”ramos de espigas” e neste gesto pedida a bênção de Deus para os campos… que eles produzam, pela mão dos homens pão para todos, que a fome em vez de progredir seja banida do mundo… o que será, apenas possível, claro, com o trabalho dedicado e generoso de todos… sem ganância e avareza… sem o ganho escandaloso de alguns a contrastar com o trabalho escravo de outros.
E como o futuro é dos jovens, alguns adolescentes de Ribamar receberam a camisola da ACN-JARC (Acção católica dos mais novos) e prometeram diante de todos ajudar a construir um mundo mais justo, a estarem atentos ao que se passa á sua volta e a contribuírem para melhorar as coisas (VER, JULGAR, AGIR).
A tarde foi bem animada e muitos aproveitaram para dar um pezinho de dança. O conjunto COTTAS CLUB JAZZ BAND, do Circulo Musical do Bombarral, foi um “ verdadeiro espectáculo”!
O almoço, as filhoses, a quermesse, a loja (com os seus frascos de doce, marca Casa do Oeste) encheram as medidas e…