PLANO DE ACTIVIDADES PARA 2011

O Conselho de Administração e a Assembleia Geral aprovaram recentemente o Plano de Actividades e Orçamento para 2011.

O Plano assenta em 5 linhas programáticas das quais destacamos algumas acções mais relevantes:

1. Proceder a algumas melhorias no funcionamento e organização da Fundação: rentabilizar o trabalho de grupos de voluntários; dinamizar o projecto “Os amigos da Casa do Oeste”; proceder a maior divulgação da Instituição, aproveitando os meios electrónicos; etc.

2. Dar novo incremento à Fundação e avançar com outros projectos, como resposta a novos desafios: instalar o Centro de Documentação em espaço próprio, equipá-lo com meios informáticos adequados e apresentar candidatura à Fundação Gulbenkian para apoio ao Centro ; dinamizar projectos de desenvolvimento local que respondam a necessidades da região, nomeadamente no âmbito do GAC/ Promar; participar em iniciativas no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e dinamizar várias actividades que promovam o voluntariado; participar como membro integrante do CLAS da Lourinhã; concretizar a formalização de uma delegação da Fundação na Guiné – Bissau; etc.

3. Investimentos patrimoniais: terminar as obras de ampliação das instalações; montar um sistema de aquecimento de águas por energia solar; instalar uma unidade de produção de energia fotovoltaica, etc.

4. Reactivar a angariação de fundos para custear as despesas: desenvolver projectos, candidaturas e outros apoios oficiais; continuar com campanhas específicas para as obras - donativos em dinheiro e materiais, empréstimos reembolsáveis; rentabilizar ao máximo a Casa com aumento da taxa de ocupação e de realização de actividades; etc.

5. Dar continuidade aos projectos em curso: proporcionar apoio logístico (alojamento, refeições, espaços de reunião/trabalho) às actividades dos Movimentos JARC e ACR, e de grupos paroquiais e IPSS; assegurar as condições e o apoio ao desenvolvimento dos Projectos na Guiné; prosseguir e consolidar o projecto “Férias p´ra todos”; manter e desenvolver as parcerias com a Cercipe e Adepe para a formação e CNO, assim como outras parcerias como o CREIAS Oeste, Leader Oeste, REAPN, Rede Rural Europeia; etc

Muito trabalho nos espera este novo ano.