RECOLHER POR CÁ, DAR POR LÁ
Famílias de coração, são um grupo de voluntários, coordenados pelo Núcleo da Guiné da Fundação João XXIII, que acolhem crianças da Guiné-Bissau necessitadas de tratamento médico e hospitalar em Portugal e que, nestes 3 anos de existência, receberam mais de 100 crianças.
Este grupo tem a decorrer, neste momento, uma campanha intitulada: “Recolher por cá, dar por lá”.  Estas e outras crianças revelam escassez de bens essenciais no seu país. Nesta recolha pretende-se angariar:  leite em pó, enlatados, óleo, bolachas sem recheio, massas, fraldas, cremes hidratantes, sabonetes, pastas e escovas de dentes, material escolar e brinquedos. Está a ser preparado o envio de um contentor com os produtos recolhidos. Um dos pontos de recolha é a Casa do Oeste.
Podem ainda ser feitos donativos através do IBAN: PT50 0033 0000 4549 7084 2830 5. Para mais informações +351 916 126 473 ou redar.guine@gmail.com ou geral@casadooeste.pt .


APRESENTAÇÃO DE “GRITO RUR@L” NOVO
Como foi anunciado vimos trazer a nova imagem do jornal dos Movimentos Rurais da Ação Católica, na sua forma humilde de quem não tem dinheiro para mais.
Mas não se quer menos que os outros. É apenas diferente. Também queremos trabalhar pela diferença.
Quer ser o porta-voz, uma voz, do mundo rural, na região do Oeste e levar a todos uma mensagem de paz, de diálogo e de empenho pelo desenvolvimento solidário e integral que a Ação Católica quer promover, inspirada pelo Concílio Vaticano II e pela espiritualidade de João XXIII, nosso patrono.
Pedimos-te que nos angaries amigos que queiram receber o nosso Grito Rur@l.
Basta enviar-nos o seu E-mail.
 



CLUBE IDADE+
NA CASA DO OESTE
 No passado dia 22, cerca de 70 participantes do Clube idade + , do concelho da Lourinhã, tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a Fundação João XXIII/Casa do Oeste e ser informados sobre as atividades que poderão usufruir. O David Gamboa fez um breve resumo da história da Fundação até aos dias de hoje e a Celina Fernandes falou sobre os Campos de Férias para a 3º idade, convidando-os para se inscreverem nesta atividade que vai decorrer na Casa do Oeste na última semana de junho.
O nosso muito obrigado á organização desta iniciativa, na pessoa da técnica Teresa Silva, da Divisão Sociocultural e Saúde do Município da Lourinhã.

 

AJUDA À GUINÉ-BISSAU
“(DES)FAZER A (IN)DIFERENÇA”
     No passado dia 18/12, as professoras Lídia Correia e Alice Rocha dirigiram-se à Casa do Oeste – Fundação João XXIII,  que desenvolve vários projetos solidários, entre eles “Solidariedade com a Guiné”, para proceder à entrega do produto angariado na campanha promovida no Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (AEJICS), “(Des)fazer a (In)diferença”.
     Desde 1990, a Fundação desenvolve ações de solidariedade com o povo da Guiné, apoiando projetos locais nas áreas da educação, da agricultura e da saúde, privilegiando os projetos de associativismo e cooperativismo local. A ação concretiza-se através da promoção de ‘Férias solidárias’ (grupos de voluntários que se deslocam à Guiné para trabalho nos projetos apoiados), recolha e envio regular de apoio financeiro, materiais escolares, equipamentos, materiais de construção civil, medicamentos, máquinas e viaturas, entre outros. Para mais informação acerca da instituição em causa, poder-se-á consultar o link que se segue – https://www.casadooeste.pt/a-fundacao/orgaos-sociais/
     No âmbito da recolha e envio de materiais escolares, o Agrupamento de Escolas de Sobral de Monte Agraço tem colaborado, desde há alguns anos, através da recolha de manuais escolares, que são entregues ao cuidado da Fundação, logística que tem contado com o apoio da Autarquia no transporte das caixas até à sede da Casa do Oeste. Também a Biblioteca Municipal do nosso concelho se tem associado a algumas campanhas, colaborando com a doação de algumas obras. Este ano, alargamos o âmbito da recolha e as bibliotecas escolares propuseram à comunidade educativa a colaboração com esta missão através da doação de material escolar e livros infanto-juvenis. O resultado provou que o espírito solidário é, de facto, característico do nosso povo, e que é importante sensibilizar desde cedo os mais novos para a partilha com quem mais precisa.
     Os bens doados (livros, mochilas, estojos, cadernos, lápis de cor e de cera, réguas, canetas, entre outros) foram entregues nas três bibliotecas escolares, devidamente organizados e etiquetados para a viagem longa que irão fazer até ao seu destino final (em contentores destinados ao efeito) e transportados, mais uma vez com o apoio da Autarquia, até Ribamar. Aí, visitamos as instalações da Casa do Oeste e soubemos um pouco mais acerca da sua Fundação e âmbito de ação, guiadas pelo senhor padre Joaquim Batalha, responsável pela Casa e presidente do Conselho de Administração. Terminámos o nosso encontro, após entrega dos bens doados, num breve momento de confraternização, brindando aos que colaboram com estas causas e delas beneficiam.
Texto publicado no blog do agrupamento https://benalinha.wordpress.com/
Professoras Lídia Correia e Alice Rocha
Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral